menu

Brasil

13/11/2014


Flimar reúne escritores e amantes da literatura em Marechal Deodoro

Alagoas

Com a presença de escritores e amantes da literatura nacional, Marechal Deodoro está em clima de festa com a 5ª edição da Festa Literária (Flimar). Aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (12), o evento, que este ano faz uma homenagem ao compositor e cantor alagoano Djavan, conta com uma série de atividades para o público adulto, jovem e infantil.

Na solenidade de abertura o organizador da Flimar, Carlito Lima, destacou a importância do evento literário para o município de Marechal Deodoro e Alagoas. "Mais uma vez teremos na Flimar grandes nomes da literatura e pessoas dispostas a discutir literatura. Este é um ganho para cidade e o estado, para cultura e o turismo", disse ao discussar para a plateia.

O evento foi aberto com um desfile estudantil que marcou também a abertura da V Flimarzinha, uma ação integrada à Flimar cujo objetivo é incentivar o prazer pela literatura entre estudantes. As atividades da festa se dividem entrem o auditório do espaço cultural de Marechal Deodoro e palcos e estandes montados na orla lagunar da cidade histórica.

Além das oficinas e atividades culturais, o destaque da Flimarzinha será o lançamento do livro “Djavan para cantar e contar”, que é resultado de um projeto desenvolvido com estudantes dos 8º e 9º anos na rede municipal de ensino de Marechal Deodoro, do Colégio COC-Maceió e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios. Ao longo deste ano, os estudantes foram incentivados à produção literária em sala de aula, cujo projeto contou com adesão massiva e, diante da grandiosidade, terá destaque especial na Feira.

Segundo explicou a secretária municipal da Educação, Flávia Célia Souza, o concurso contou com mais de 500 trabalhos inscritos, dos quais 29 foram escolhidos por professores para compor o livro. O lançamento será realizado no dia 14, logo após a entrevista coletiva com o cantor e compositor Djavan. Na ocasião, os estudantes que tiveram os contos selecionados receberão homenagens e troféus. O livro também poderá ser adquirido durante a Flimarzinha a preço de custo.

“É com muita satisfação que vemos o sucesso de um trabalho que começou acanhado, foi ganhando dimensões e hoje será destaque na maior feira literária do Nordeste. Alunos que vão marcar a história do evento e certamente da cultura de nossa cidade. Um resultado gratificante e motivo de orgulho para todos nós”, disse Flávia Célia.
Além do projeto que resultou no livro de contos, a Flimarzinha também incentivou a promoção de recitais de poesia, montagem de peças teatrais, elaboração de biografias de Djavan, dramatização de músicas e histórias infantis, também sobre o homenageado. A Feira voltada ao público infantil também contará com um cortejo literário, onde professores, alunos e comunidade escolar desfilarão pelas ruas do centro histórico, caracterizados em personagens que recitarão poesias/poemas, cantarão, dramatizarão e encenarão peças e distribuirão poesias pelas casas.

 

(Do G1 Alagoas)

Notícias relacionadas