menu

Brasil

08/02/2016


Folha protege Aécio na Lava Jato, assegura Ombudsman de Jornal

NACIONAL

A jornalista Vera Guimarães Martins, ombudsman da Folha de S. Paulo, criticou neste domingo, 7, a falta de destaque do jornal à declaração do lobista Fernando Moura, que disse ao juiz federal Sérgio Moro que Furnas Centrais Elétricas mantinha um esquema de propina semelhante ao da Petrobras, com divisão de um terço do arrecadado para o senador Aécio Neves, presidente do PSDB.

 

"A citação ao tucano apareceu com maior ou menor destaque na capa dos grandes diários, mas não deu as caras na "Primeira Página" da Folha. A reportagem tinha bom tamanho, mas ficou espremida em uma só coluna ao lado de um anúncio. Foi pouco", criticou.

 

"A menção a Aécio Neves merecia visibilidade por um trio de razões. O senador tucano é o maior líder da oposição, e nessa condição tem sido crítico contundente do governo petista a cada revelação trazida pelas investigações –muitas delas obtidas nas mesmas condições em que seu nome foi mencionado, com réus confessos e disse me disse", elencou Vera Martins. Ela lembra que Furnas tem um histórico recheado de denúncias de desvio de recursos.

 

A jornalista reconhece que Fernando Moura não "delator confiável", pelo fato dele ter mudado as versões da sua primeira delação premiada. "Mas, se confiabilidade fosse condição "sine qua non" para publicar notícias da Lava Jato, os jornais teriam engavetado dezenas de reportagens e manchetes nos últimos dois anos. Basta lembrar de Alberto Youssef, que fez acordo de delação em 2004, no caso Banestado, e cujas traficâncias ressurgiram maiores no escândalo da Petrobras", afirmou.

 

Vera Martins finaliza recomendando ao jornal dirigido por Otávio Frias Filho que leve em conta as mudanças no país. "Toda vez que um delator levanta história com alguma raiz conhecida, a reação dos contrariados é dizer que se trata de notícia requentada com interesses políticos, para prejudicar esse ou aquele. Pode até ser, mas os tempos agora são outros."

Notícias relacionadas