menu

Ceará

25/01/2016


Fortaleza está entre capitais com maior chance de PT ter candidatura própria

Enquanto as lideranças locais divergem sobre lançar candidatura própria ou apoiar a reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT), a candidatura na Capital cearense é dada como certa no balanço nacional do PT. Levantamento do jornal Folha de S. Paulo calcula candidatura própria do partido em, pelo menos, 20 das 26 capitais. Dentre as quais, Fortaleza é destaque, juntamente com São Paulo, Belo Horizonte, Rio Branco, Goiânia e Natal.

A série de candidaturas articuladas pelo PT surge como estratégia para driblar a pior crise da história do partido, com a deflagração do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e o envolvimento em casos de corrupção.

Em Fortaleza, o PT municipal defende a tese de candidatura própria contra a reeleição de Roberto Cláudio, adversário nas eleições de 2012. No entanto, a ala do partido ligada ao governador Camilo Santana (PT), aliado ao grupo político dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), tenta levar o PT à vice-candidatura na chapa com o atual prefeito.

Nesta segunda-feira, 25, o vice-líder da Executiva Nacional e deputado federal, José Guimarães, tem encontro com a deputada federal Luizianne Lins (PT), ex-prefeita de Fortaleza e líder do movimento pela candidatura própria.

Alianças
Segundo a Folha de S. Paulo, o PSDB, de olho na rejeição do PT, já articula coligações com aliados tradicionais dos petistas, como o PMDB e o PSB, rompido com o PT desde 2013. Aliança PT-PMDB está prevista apenas para o Rio de Janeiro. PT-PSB deve ficar restrita a João Pessoa (PB).

Em Curitiba (PR), o PT rompeu com o PDT do prefeito Gustavo Fruet e deve lançar o deputado estadual Tadeu Veneri ao cargo. Em São Paulo (SP), o destaque é a reeleição do prefeito Fernando Haddad.

No Nordeste, tradicional reduto petista, a crise deve estimular aliança principalmente com velhos parceiros, como PDT e PCdoB. No Maranhão, aliança com pedetistas pode significar rompimento com o PDMB da família Sarney, que terá nome próprio.

O Povo 

Notícias relacionadas