menu

Pernambuco

31/10/2016


Geraldo Júlio é reeleito em Recife com mais de 61%

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), foi reeleito com mais de 61% dos votos válidos para um segundo mandato à frente da capital pernambucana. Com 95% das urnas apuradas, o adversário, o ex-prefeito João Paulo (PT), registrava 38,70% dos votos válidos enquanto o socialista detinha 61,30% dos sufrágios.

A vitória de Geraldo Julio, afilhado político do ex-governador Eduardo Campos, assegura a hegemonia do PSB no Estado, que é administrado pleo governador Paulo Câmara (PSB), outro afilhado político de Campos.

Geraldo Júlio (PSB), 45 anos, é o atual prefeito do Recife. Servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e até então ocupante de cargos em secretarias e no Porto de Suape, Geraldo nunca tinha disputado uma eleição antes de 2012, quando foi eleito no primeiro turno com 51,15% dos votos válidos. Na época, começou com menos de 7% das intenções de voto.

O crescimento expressivo se deu pelo empenho do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também do PSB, que morreu em um acidente aéreo em 2014 quando era candidato à Presidência da República. Geraldo Júlio disputou a reeleição com o apoio de 20 partidos políticos – a Frente Popular do Recife, maior coligação do pleito. O atual vice, Luciano Siqueira (PCdoB), permaneceu na chapa da reeleição.

Notícias relacionadas