menu

Bahia

11/12/2018


Governador Rui Costa, da Bahia, recebe condecoração da Marinha do Brasil

As comemorações pelo Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, já começaram no 2º Distrito Naval, em Salvador. A tradicional solenidade foi realizada nesta terça-feira (11), na sede do Comando, no bairro do Comércio, onde o governador Rui Costa foi condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré. A honraria é concedida a autoridades, instituições, civis e militares que divulgaram e fortaleceram as tradições navais.

“Estou feliz por receber essa honraria da Marinha do Brasil, uma instituição que orgulha a todos os brasileiros e que tem uma história extraordinária. Essa homenagem que recebi leva o nome do almirante Tamandaré, patrono da Marinha, e que também foi um lutador do 2 de Julho, pela independência da Bahia. É um orgulho imenso”, destacou o governador.

Segundo o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier, para conceder a Medalha Mérito Tamandaré, a Marinha utiliza alguns critérios. “Nós oferecemos a condecoração a pessoas que nos apoiam de alguma maneira e que propagam as boas práticas da instituição. Como o governador Rui Costa afirmou em seu discurso, a Marinha está presente na Bahia desde o momento de sua independência, uma data que marca o fortalecimento do povo e do estado”, explicou.

Premiação

Além das homenagens, também foi realizada a premiação de estudantes vencedores do concurso de redação da “Operação Cisne Branco”, que busca despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil. A cerimônia também contou com a presença de Rui Costa.

Iniciativa da Marinha, o concurso teve participação de alunos da rede estadual de ensino e de colégios militares, do 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental, e de todas as séries do Ensino Médio. Receberam o prêmio, nesta terça, os estudantes Nicole Menezes (ensino médio local e regional), Thaís do Nascimento Ramos (ensino fundamental local) e Cláudia Maria da Silva Mota (ensino fundamental local).

Uma das vencedoras do concurso, a estudante Nicole Menezes, que escreveu sobre a Marinha, ficou surpresa com a premiação. “Eu não esperava ganhar. Fui indicada por uma professora para participar e estou muito feliz. Durante as pesquisas, pude conhecer mais sobre a instituição. Descobri que a Marinha é mais que uma carreira, é uma opção de vida. Quem escolhe essa missão precisa ter o desejo de servir à nação. Nunca vou esquecer desse concurso e desse prêmio”, revelou a aluna do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, localizado no bairro São João do Cabrito, em Salvador.


Por Redação com Assessoria

Notícias relacionadas