menu

Rio Grande do Norte

17/08/2016


Governador solicita 1.200 homens da Força Nacional

O Governador Robinson Faria solicitou o reforço de cerca de 1.200 homens da Força Nacional para atuar no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada na manhã de hoje (17) pelo chefe do Executivo estadual em entrevista à Tribuna do Norte. De acordo com ele, a proposta visa garantir a continuidade do trabalho já desenvolvido pelas Forças Armadas, que ficam no RN até a próxima terça (23).

De acordo com Robinson, o pedido para a vinda da Força Nacional foi feito por telefone ao ministro da Defesa, Raul Jungmann. "Já conversei com o ministro na segunda, e ontem renovei essa ligação, para que logo após as Olimpíadas, quando as Forças Armadas forem embora daqui, a Força Nacional possa vir para cá e somar com a nossa segurança pública", afirmou o governador. Não há, contudo, a confirmação se a solicitação foi oficiada ao Ministério.

Ainda segundo o governador, o quantitativo deverá equivalente ao das Forças Armadas, cerca de 1.200. "Eu pedi a mesma quantidade de militares seja a de homens da Força Nacional, em torno de 1.200. O custo desse efetivo é federal, sem gastos para o Estado", disse Robinson.

O governador lembrou que o ministro Jungmann já está ciente da situação enfrentada pelo RN na área da segurança pública. "O ministro Jungmann esteve aqui e recebeu um relatório da inteligência da Polícia Federal, que mostra o que está acontecendo e o risco que estamos correndo desde que começamos (a instalação dos bloqueadores). O Ceará passou por isso, o Maranhão, Pernambuco e São Paulo também. Então, ele já conhece a realidade da reação destas facções criminosas", declarou ele.

A expectativa do Governo era de que a a presença das Forças Armadas fosse extendida por até 30 dias, prazo estimado para instalação de bloqueadores de telefonia celular nas demais unidades prisionais do RN. Contudo, a autorização assinada pelo presidente interino Michel Temer prorrogou a presença dos militares por apenas oito dias.

Tribuna do Norte

Notícias relacionadas