menu

12/03/2019


Governadores do NE apontam em Forum novos caminhos para velhos problemas, diz WS

O jornalista e analista politico Walter Santos traz nova abordagem sobre a importante reunião do Forum de Governadores do Nordeste nesta quarta-feira, em São Luis/MA, liderada por Flavio Dino, na qual vão apresentar novidades, entre elas o Consórcio entre Estados.

Eles vão alinhar a pauta dos Estados para apresentar dia 26 ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

WS acha que os governadores fazem história.

O Forum dos Governadores do Nordeste nesta 4a a esperança de um rumo de futuro melhor

Enquanto a cena se derrete com erros, desencontros e crises internas no Governo Bolsonaro em menos de Cem dias, as atenções se voltam para a nova reunião do Forum dos Governadores do Nordeste programada para esta quarta-feira, em São Luis / MA, no Palácio dos Leões, quando a pauta é apontar caminhos concretos para este futuro à frente a exigir muito dos governadores, até porque a dados de hoje a União ainda não apresentou seus projetos para o Nordeste.

Em que pesem problemas acumulados na Previdência, estouto ali ou acolá com pessoal e os problemas caóticos advindos da violência, crise na saúde, etc, o Nordeste reune a melhor safra de novos lideres politicos fora da orbita do novo Coronelismo moderno porque são os números da contabilidade mais os resultados de gestão a apontar 9 governadores progressistas.

CONSÓRCIOS COMO NOVO MODELO

O Forum dos governadores liderado pelo anfitrião Flávio Dino, já se insinuando para disputar a Presidência da República, está para anunciar a novidade dos Consórcios – modelo de gestão legal para os Estados produzirem acordos diversos nas diferentes areas visando reduzir preços e implodir a corrupção.

A experiência chama a atenção porque tudo ocorre nesta fase de imobilismo do Governo Federal sem nenhuma perspectiva concreta de reaquecimento economico e social no Nordeste, enquanto os governadores buscam saidas inteligentes e praticáveis.

VELHOS PROBLEMAS

Os governadores devem reproduzir antigas queixas reportando-se a velhos problemas, como a situação insuportável da Previdência estadual, mais o represamento dos Royalties do petroleo, o FUNDEB, solução definitiva ao enfrentamento da violência, liberação de empréstimos, etc, diante do Governo que só apresentou pré projeto da Previdêncie e Anti-crime.

NORDESTE COMO REFERÊNCIA

O modelo a ser apresentado pelos governadores representa a realidade de 9 estados comandados por uma leva de gestores qualificados e antenados noutra direção do Estado minimo porque entendem a reducão das desigualdades e a inclusão social bem resolvida como pauta central do Pais.

É desta gente que o Brasil vai seguir sentindo orgulho das politicas públicas inclusivas e desenvolvimentistas.

Tenho dito.

Notícias relacionadas