menu

Sergipe

19/02/2016


Governo capacita membros de comunidades para operar de dessalinizadores

Técnicos e membros de comunidades beneficiadas pelo programa Água Doce foram certificados, na última quarta-feira, 17, para operacionalização dos dessalinizadores de água. A capacitação aconteceu na Serra da Guia, em Poço Redondo, povoado onde foi implantado o projeto piloto e possui o sistema em pleno funcionamento. Iniciativa contou com a participação de representantes dos povoados de Areias, Serra da Guia, Caiçara, Assentamento 12 de Março, Mandacaru I e Lagoa do Roçado, que pertencem aos municípios de Poço Redondo, Canindé de São Francisco e Monte Alegre.

Além da aprendizagem teórica os participantes executaram momentos de prática, onde foram orientados sobre os procedimentos necessários para o uso adequado do equipamento. “Cada dessalinizador possui dois operadores. Além deles, membros das comunidades foram indicados para também serem capacitados. A partir disso a gente espera aumentar o sentimento de pertencimento e assegurar a sustentabilidade do sistema”, explicou o diretor-executivo da empresa EDS Sustenergy, David Cerqueira.

“Tivemos alguns problemas no processo, mas conseguimos celebrar a certificação e o funcionamento do sistema, que é muito importante para nós”, disse o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo da Silva.

Também presente na certificação, o deputado estadual Francisco Gualberto destacou o papel do programa. “É uma iniciativa de valor, que tem levado água potável para aquelas comunidades que não tem acesso”.

O sistema

Os dessalinizadores captam água do poço e fazem o processo de dessalinização, tornando-a potável. Do poço é bombeada para os reservatórios de água doce, onde recebe cloro e torna-se própria para o consumo. Nas comunidades, o sistema funcionará da segunda ao sábado, no período de quatro horas seguidas.

O Programa Água Doce é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a parceria do Governo do Estado de Sergipe, para a implantação, recuperação e o fornecimento de água de qualidade para um quarto da população rural do semiárido a partir da dessalinização das águas salobras e salinas.

Ao todo, serão 33 comunidades beneficiadas com o sistema de dessalinização, sendo 25 na primeira etapa e oito na segunda. Além de Poço Redondo, os municípios de Monte Alegre, Tobias Barreto, Simão Dias, Canindé de São Francisco, Poço Verde e Carira também foram contemplados. A segunda etapa de capacitação incluirá as comunidades beneficiadas dos municípios de Tobias Barreto, Simão Dias e Carira.

“Esse é, sem dúvidas, um programa que tem olhar especial para o Alto Sertão. Não somente levamos água potável, mas levaremos qualidade de vida para todas as comunidades envolvidas”, enfatizou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas.

Notícias relacionadas