menu

Rio Grande do Norte

04/09/2019


Governo promove integração entre gestores

Promover o desenvolvimento do Rio Grande do Norte através de ações compartilhadas entre os municípios é o principal foco do Fórum Desenvolve RN, instalado nesta terça-feira (03) em solenidade realizada no Auditório da Governadoria, com a presença da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Antenor Roberto. O Fórum é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e tem como objetivo o diálogo com as prefeituras do Estado para fomentar o crescimento e estruturação econômica dos municípios.

O evento reuniu 28 representantes de cidades como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Janduís, Currais Novos, Baía Formosa, Goianinha, entre outros. “O espaço servirá para proposição, discussão e construção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e integrado”, afirmou o secretário da SEDEC, Jaime Calado. “O foco é encontrar modelos de descentralização, diversificação e interiorização dos investimentos geradores de emprego e renda a partir de projetos já implantados aqui e em outros locais”, concluiu. Ele fez um apelo para que as prefeituras que ainda não possuem Secretaria de Desenvolvimento Econômico criem essas pastas e que abram Salas do Empreendedor para receber os empresários e atrair investimentos através do diálogo e da desburocratização.

Nessas salas, o micro e pequeno empresário poderão ter acesso a informações importantes e ainda a linhas de crédito e programas de incentivo para a instalação de empreendimentos. “Todos os municípios participantes do Fórum irão receber em breve um pen drive com alguns materiais de auxílio como um Guia Mineral dos municípios e plantas de oficinas de costura para fomentar o setor têxtil no interior do RN”.

A convite de Jaime, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante, Wagner Araújo, fez uma apresentação destacando a importância do Fórum e disse que o momento desafiador (de crise) que vivem os Estados é também um momento oportuno para discutir novas políticas de diálogo com o setor produtivo. “A retomada da atividade petrolífera e a reformulação do Proedi são ótimos exemplos de avanços resultantes desse processo”, declarou.

A Governadora Fátima Bezerra disse que o Fórum é mais uma ação de uma política pautada no diálogo. “O Governo está aqui para ser parceiro de vocês. Sei dos desafios que nós temos e dos desafios de vocês. Por isso temos que estar unidos”, frisou. A governadora também citou o Proedi (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial) e lembrou que 100% das empresas beneficiárias do programa antigo (Proadi – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) aderiram ao novo programa de incentivos sem que houvesse contratempos.

“Isso acontece porque tem diálogo. O Governo não sabe tudo, por isso estamos dialogando com as empresas, que é quem gera emprego, e por isso contamos com iniciativas como este Fórum”, explicou. Ele enfatizou que recentemente o Estado lançou o RN + Competitivo + Produtivo + Inclusivo, cujo maior diferencial é o Proedi.

“É bom para o governo, é bom para as empresas e melhor ainda para o povo, porque garante emprego. Hoje temos possibilidades concretas de avançarmos no desenvolvimento econômico”, disse Fátima. Como infraestrutura necessária ao desenvolvimento, ela aposta em infovias interligando todos os municípios, e anunciou que até o final da gestão o RN estará 100% conectado.

O prefeito de Janduís, José Bezerra, falou em nome de todos os gestores participantes do evento. Ele destacou a iniciativa e falou que o maior problema dos municípios é a falta de perspectiva de desenvolvimento. “Não nos falta riquezas e nem recursos financeiros, mas tem faltado ao povo o acesso aos serviços básicos para garantir a qualidade de vida. Espero que nossos colegas prefeitos estejam comprometidos a fazer um bom trabalho para garantir a cidadania de nossa população”, enfatizou.


Revista NORDESTE

Notícias relacionadas