menu

Brasil

16/07/2014


Governo entrega novas instalações do Hospital Carlos Maciei

Maranhão

A governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad entregaram, nesta terça-feira (15), as novas instalações do Hospital de Alta Complexidade do Maranhão Dr. Carlos Macieira (HCM), em cumprimento a mais uma etapa do Programa Saúde é Vida.

Foram inaugurados um moderno centro cirúrgico, com nove salas de cirurgia; um centro de hemodiálise com 33 máquinas para atender pacientes internados e ambulatoriais; uma unidade crítica Cardio-AVC com 18 leitos com acompanhamento 24 horas de neurologistas e cardiologistas para atender pacientes com infarto e acidente vascular cerebral (AVC); uma UTI com 8 leitos individuais e que permite a presença permanente de acompanhante; serviços de apoio logístico (farmácia, almoxarifado, transporte) e de apoio diagnóstico e terapêutico (laboratório de análises clínicas e tomografia).

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, destacou a importância do Governo do Estado na execução do projeto, ressaltando o empenho da governadora Roseana Sarney em priorizar a saúde maranhense. “Hoje é seu dia governadora, se todo esse projeto foi possível os méritos são seus. Obrigado por colocar a saúde como um dos pilares do seu Governo”, disse.

Ricardo Murad também destacou a unidade dos serviços de atendimento médico na capital e no interior do estado e pontuou essa uniformidade como um dos desafios alcançados pela gestão: “Trabalhamos para que os pacientes tivessem um atendimento de qualidade desde os postos de saúde do seu interior, até a sua chegada aos hospitais de complexidade de São Luís. Hoje nossos serviços perpassam todas as áreas, desde a assistência social até atendimentos de urgência e emergência”, pontuou.

A governadora Roseana Sarney visitou todas as novas instalações do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira e fez questão de cumprimentar toda a equipe médica que estava presente na solenidade. “Quero agradecer ao secretário Ricardo Murad pela concretização deste trabalho e aos profissionais envolvidos neste grande desafio que foi transformar a saúde maranhense”, disse.

Roseana ressaltou ainda o compromisso do governo em cumprir todas as metas e prazos previstos até o final da sua gestão. “Estamos finalizando a construção de mais hospitais de 50 e 100 leitos, e eles serão entregues como foi previsto”, destacou. A governadora também ressaltou a importância da saúde na vida de todo cidadão: “Precisamos de saúde para tudo. Para estudar, trabalhar e para o convívio social. Por isso elegemos a saúde como prioridade do nosso governo”, pontuou.

O Diretor Geral do Hospital, Dr. Bendito Sabbak, destacou a importância da obra como um novo horizonte para a saúde do Maranhão. “Uma nova porta se abre para a saúde maranhense. Somos vitoriosos por conseguir concretizar um projeto tão grandioso como este”, disse. A também diretora, Dr. Giselle Boumann, enfatizou a ampliação de serviços como forma de melhorar o atendimento aos pacientes: “Nos comprometemos não só em oferecer uma estrutura física, mas em zelar por um atendimento com qualidade e humanização, que é a marca do HCM”. O coordenador do setor de Nefrologia, Dr. Carlos Macieira, ressaltou a tecnologia dos equipamentos: “Temos os melhores equipamentos a disposição dos pacientes. O procedimento de hemodiálise foi bastante otimizado. Estamos trabalhando desde maio nas novas instalações, mas era preciso que toda comunidade tivesse acesso ao que temos agora”, falou destacando a importância da solenidade. Com a inauguração desses setores, o HCM passará a realizar cirurgias gerais, vasculares, plásticas, bariátricas, proctológicas, neurocirurgias (cabeça e pescoço) e outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade.

Para o secretário Ricardo Murad, a obra é um marco na história da medicina local e um grande reconhecimento dos profissionais que atuam na saúde do Maranhão. A governadora Roseana Sarney destacou ainda o desafio em manter a qualidade da saúde no interior do estado, mas ressaltou que o Governo vai trabalhar junto aos municípios para que essa meta seja cumprida. Roseana agradeceu à equipe de profissionais do hospital pelo trabalho e pediu bênçãos ao local: “Que Deus proteja sempre esse hospital”, encerrou.

NOVOS SERVIÇOS

Centro Cirúrgico – Com 09 salas que permitirão a realização de uma média de 30 cirurgias diárias.

Centro de Hemodiálise – com 33 máquinas para atender pacientes internados e ambulatoriais, com capacidade para atender uma demanda de 156 pacientes.

Unidade crítica cardio-AVC – com 18 leitos com acompanhamento 24 horas de neurologistas e cardiologistas para atender pacientes com infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

UTI – com 8 leitos individuais e que permite a presença permanente de acompanhante.

Tomografia – que dispõe de um tomógrafo com 128 canais para diagnóstico por imagem.

Serviços de apoio logístico – farmácia, almoxarifado, transporte.

Serviços apoio diagnóstico e terapêutico – Laboratório de análises clínicas e tomografia.

 

BENEFÍCIOS

Com os novos setores, o HCM, integrado à rede do Estado, passará a oferecer:

– Cirurgias gerais

– Cirurgias vasculares

– Cirurgias plásticas

– Cirurgias bariátricas

– Cirurgias proctológicas

– Cirurgias neurocirurgias (cabeça e pescoço)

– E outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade.

 

(Governo do Estado do Maranhão) 

Notícias relacionadas