menu

Bahia

09/05/2016


Governo entrega novo mercado em Cachoeira

Requalificado, com novas instalações e adaptado para acesso de pessoas com deficiência, um dos principais centros comerciais de Cachoeira foi reaberto à população no sábado (7). O governador Rui Costa esteve na cidade do Recôncavo Baiano para a reabertura do Mercado Municipal, que teve as obras iniciadas cerca de um ano atrás, em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Novos boxes, com melhor higienização, sanitários, balcões para grãos e farinhas, câmara frigorífica e um elevador estão entre as estruturas reformuladas no mercado. Construído em 1949, o espaço que funciona na Rua Ana Nery, 27, no Centro Histórico da cidade, também recebeu novo revestimento e cobertura. Segundo o governador, o conjunto de melhorias traz benefícios não só [aos] comerciantes, mas também para os moradores de Cachoeira e região.

"Essa reforma significa melhores condições para comercialização de alimentos. Hoje nós ampliamos e melhoramos a capacidade das pessoas trabalharem e comprarem seus alimentos além de contribuir para fortalecer a agricultura familiar", disse Rui sobre a obra que teve investimento de aproximadamente R$ 885 mil.

Com a experiência de quase meio século de trabalho no Mercado Municipal, Humberto Santos, que atualmente comercializa artesanato, aprovou as modificações. "Essa reforma foi uma grandeza, bem feita e com resultado muito bonito. É o tipo de lugar que qualquer pessoa pode entrar e vai achar bom. Tenho certeza que os moradores de Cachoeira também vão gostar", afirmou o artesão que, desde 1967, ocupa um dos boxes do mercado.

Os agricultores familiares da feira livre, que funciona nos arredores do Mercado Municipal, também foram beneficiados com a entrega de 250 novas barracas, com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Movimentação cultural

Um dos símbolos de Cachoeira, a diversidade cultural também esteve representada no evento. O governador Rui Costa, as demais autoridades e a comunidade presente puderam assistir apresentações da Filarmônica Minerva Cachoeirana, dos jovens da Orquestra Reggae de Cachoeira e saudar as representantes da tradicional Irmandade da Boa Morte e Ebomi Nice do Terreiro da Casa Branca, referência no combate à intolerância religiosa no estado.

Pacto pela Educação

Seguindo a prática que tem adotado nos diversos compromissos no interior do estado, o governador Rui Costa visitou o Colégio Estadual de Cachoeira. Ao lado de gestores, professores e secretários municipais, o governador passou pelas dependências da escola ouvindo as necessidades da comunidade escolar.

A unidade tem aulas dos ensinos Fundamental e Médio e ainda oferta curso técnico em Hospedagem num anexo ao lado do prédio principal. Na escola, também houve reunião entre o governador, direção da escola e representantes dos professores, alunos, funcionários e comunidade.

Notícias relacionadas