menu

Maranhão

02/05/2016


Governo intensifica reformas na Saúde

O governo do Maranhão intensificou obras de ampliação e adequação de unidades de saúde para garantir mais conforto e aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes maranhenses. As obras incluem reforma, readequação elétrica e hidráulica de prédios, substituição de mobiliário, reforma dos telhados, refrigeração, além de reforço de estruturas em diversas unidades hospitalares na região metropolitana de São Luís e Imperatriz.

Na capital, a obra de modernização do Hospital da Criança está avançada. Em parceria assinada com a Prefeitura de São Luís, o governo destinou R$ 10 milhões para garantir mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos e 25 enfermarias, que totalizarão 178 leitos de internação.

No último sábado (23), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou a reforma da Unidade Mista do Maiobão, bairro localizado no município de Paço do Lumiar. O cronograma da obra prevê a recuperação dos 50 leitos da unidade. O prefeito Josemar Sobreiro avaliou a importância da iniciativa para a melhoria do atendimento.

“Com apoio do Governo do Estado, estamos reforçando e ampliando a capacidade de atendimento de nossa rede de saúde no município. Essa ação da Secretaria de Estado da Saúde nos dará condições de prestar assistência mais rápida aos pacientes de Paço do Lumiar”, declarou.

Já a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) priorizou a adequação e melhoria das instalações das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além da ampliação na estrutura física dos prédios, houve renovação da mobília, instalação de novos aparelhos de ar condicionado, ampliação do sistema elétrico, além da reorganização da classificação por risco para agilizar o atendimento aos pacientes.

Com investimento de R$ 1 milhão, as readequações contemplam as UPAs da Região Metropolitana de São Luís situadas nos bairros do Araçagi, Parque Vitória, Vila Luizão, Vinhais, Cidade Operária e Região Itaqui-Bacanga, além do Centro de Especialidades Médicas do Vinhais.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, além da ampliação do atendimento, a prioridade do governo Flávio Dino é melhorar a qualidade do atendimento hospitalar.

“Estamos investindo num processo de melhoria, que abrange desde a porta de entrada, com o uso de instalações refrigeradas até o atendimento médico-hospitalar. Com isso, buscamos tornar nossos espaços mais humanizados para que as pessoas se sintam verdadeiramente acolhidas”, informou o secretário.

Em Imperatriz, o governador Flávio Dino determinou a criação da “Casa da Gestante” e a reforma do Hospital Regional Materno-Infantil. O prédio cedido pelo Governo do Estado está sendo reformado e adequado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e ofertará 20 leitos para atendimento às mães da região Tocantina. Já o Hospital Materno Infantil de Imperatriz terá leitos ampliados e melhoria da infraestrutura geral do prédio.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto as reformas em unidades de saúde ocorrem em parceria com a SES. “Nós, em absoluta sinergia com a Secretaria de Saúde, temos dado continuidade a algumas obras e iniciado outras com o principal objetivo de garantir mais conforto à população, para que pacientes sejam bem acolhidos”.

Notícias relacionadas