menu

Brasil

21/05/2014


Governo promete desapropriar terras para agricultores

PERNAMBUCO

Como parte do Grito da Terra Brasil (GTB), mais de 150 agricultores familiares realizaram uma passeata, nesta terça (20), com intuito de chamar atenção governamental quanto à pauta de reivindicações da categoria. Nesta quarta (21), o diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Adelson Freitas Araújo, confirmou o saldo positivo da reunião com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
“Uma série de ações foi programada para vistoriar áreas na Zona da Mata pernambucana. Há a intencionalidade de desapropriar sete mil hectares e também trabalhar em prol de inovações para facilitar o crédito aos assentamentos”, afirmou Freitas ao LeiaJá. Editais serão abertos para empresas com experiência em agricultura familiar, no intuito de concretizar serviços em prol da produção, orientação e acesso ao crédito destes profissionais.
No ato desta terça (20), a categoria cobrou também a fiscalização das condições de trabalho de assalariados, além da implementação das Diretrizes para a Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata. De acordo com Adelson Araújo, não há novas manifestações previstas na Região Metropolitana do Recife, enquanto o diálogo estiver aberto com as gestões municipal e estadual de Pernambuco. Nos próximos dias, questões de agenda permanente da Fetape continuarão sendo debatidas pelos profissionais.
 

Notícias relacionadas