menu

Brasil

24/05/2015


Grécia diz que não vai pagar ao FMI dívida de 1,6 bilhão de euros

O ministro do Interior da Grécia afirmou neste domingo que o país não tem dinheiro para pagar o que deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no mês de junho. "As prestações ao FMI em junho chegam a 1,6 bilhão de euros. Este dinheiro não será pago. Não existe dinheiro para pagar. Isto é um fato conhecido", disse o ministro Nikos Voutsis ao canal Mega.

 

Pouco depois, em uma entrevista à BBC, o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, fez uma declaração vaga: "Até agora nos saímos muito bem para cumprir com nossas dívidas, mas em um determinado momento não será possível".

 

Esta não é a primeira vez que o governo grego faz um alerta sobre o risco, dentro das negociações com os credores internacionais para desbloquear a última parcela de assistência financeira de 7,2 bilhões de euros. Até o momento não foi possível contactar um porta-voz do primeiro-ministro Alexis Tsipras para comentar as declarações de Voutsis.

 

A Grécia tem que efetuar quatro pagamentos ao FMI no mês de junho, o primeiro deles, de quase 300 milhões de euros, no dia 5. De acordo com fontes que conhecem bem o caso da dívida grega e que foram entrevistados pela AFP, o Estado tem fundos para este pagamento e para os salários e pensões até o dia 12, data da segunda prestação do FMI.

 

O governo de Atenas teria assim um prazo até o dia 12 de junho para fechar um acordo com os credores, UE e FMI, o que Tsipras espera concretizar. O próprio Voutsis admitiu neste domingo que tem "o otimismo prudente de que acontecerá um acordo sólido".

 

A postura oficial do governo de coalizão, dominado pela esquerda radical, é que se for obrigado a escolher, Atenas pagará salários e pensões, com um 'default' (suspensão de pagamentos) sobre os pagamentos aos credores.

 

Varoufakis fez uma declaração neste sentido durante a semana ao jornal New York Times. "Nas próximas semanas não vou pagar ao FMI e ao mesmo tempo deixar de pagar pensões e salários".
 

Notícias relacionadas