menu

Maranhão

18/05/2016


Hospital do Câncer em São Luis receberá 700 mil para UTI pediátrica

O deputado Eduardo Braide (PMN), usou a tribuna nesta quarta-feira, dia 18, para anunciar a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil, à implantação da UTI pediátrica do Hospital do Câncer Aldenora Bello, referência no tratamento em São Luís.

"Ao receber a informação de que o Ministério da Saúde suspenderia o repasse de recursos para o tratamento oncológico-pediátrico do Aldenora Bello, pela inexistência da UTI para crianças, conversei com a direção do Hospital e tratei de viabilizar os recursos para a compra dos equipamentos (monitores, respiradores, eletrocardiógrafos, camas elétricas, dentre outros) necessários para a Unidade", explicou o deputado.
 
Ainda em seu pronunciamento, o deputado destacou o estudo do Conselho Federal de Medicina, que aponta o baixo número de leitos de UTI's no Maranhão. "De acordo com o estudo do Conselho, o número de leitos de UTI no Estado está abaixo do mínimo determinado pelo Ministério da Saúde, que é de menos de um leito a cada 10 mil habitantes. Um dado preocupante que precisa de toda a nossa atenção e trabalho constante", alertou o parlamentar, citando também que o Ministério Público já ingressou com uma Ação Civil Pública obrigando o Estado e o Município a aumentar a oferta de leitos de UTI, especialmente de pediátricas, onde o déficit é ainda mais acentuado.
 
Ao encerrar o discurso, o deputado Eduardo Braide solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde agilize a liberação da emenda para a implantação da UTI pediátrica no Hospital do Câncer Aldenora Bello.
 
"Os recursos já estão assegurados e, inclusive, já entreguei aos diretores do Hospital a documentação referente à emenda de minha autoria. Por confiar no trabalho do secretário Carlos Lula, é que peço a agilidade na liberação desses recursos para a implantação da UTI pediátrica no Aldenora Bello. É preciso garantir o atendimento dessas crianças que não podem mais esperar, além de ser um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por toda a equipe de profissionais do hospital", finalizou Braide.
 
O Imparcial

Notícias relacionadas