menu

Brasil

05/11/2015


IGF começa nesta segunda e promete estrelas da Internet em João Pessoa

Na Revista NORDESTE

Por Paulo Dantas

A capital da Paraíba irá receber de 09 a 13 de novembro a 10ª edição do Fórum de Governança da Internet (IGF). A secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba e membro do Comitê Gestor da Internet, Francilene Procópio, informou à Revista NORDESTE que toda a estrutura estará preparada na sexta-feira (06) para receber os mais de 100 fóruns temáticos que serão realizados.


2200 pessoas já se inscreveram através da página do evento, destes em torno de mil são brasileiros e o restante estrangeiros. Entre as presenças ilustres estão confirmadas a presidenta Dilma Rousseff, ministros de governo e autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU), além embaixadores da União Europeia e representantes dos países latinos. Há ainda a confirmação da presença de CEOs (presidentes) de várias empresas. Os voos para o período do evento já estão lotados.


O evento contará com duas aberturas, uma primeira, no dia 09, às 15h, quando o país sede deve fazer o Day Zero. A abertura oficial do evento será no dia 10, na terça, também às 15h, e deve contar com as autoridades máximas brasileiras e da ONU. “Logo depois dessas aberturas terá uma coletiva com a Imprensa com uma parte das autoridades que tiverem composto as mesas de aberturas”, explicou Francilene.


No dia 09 o evento será aberto com a palestra: “Governo do Brasil – Função Social das Comunicações e Reforço da Liberdade de Expressão”, durante a manhã, na sala principal. À tarde começam os fóruns abertos e workshops. Os temas terão abordagem social, técnica e de segurança da internet. As atividades no Centro de Convenções serão realizadas sempre das 8h30 às 18h, com intervalo para o almoço. O evento também disponibilizará transferes dos hotéis para o Centro de Convenções e promete que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de João Pessoa facilitará o deslocamento nos trajetos sem impedimentos ou grandes problemas.


Além disso, todos os dias na abertura, pela manhã, haverá uma apresentação cultural, organizada pela PBtur e Secretaria de Cultura para receber os participantes. Para à noite foi preparado um ambiente na área verde do Hotel Tambaú também com apresentações culturais. “Será um ambiente para quem quer fazer network após as 18h30, após o encerramento das atividades no Centro de Convenções”, explica a secretária. Afora isso, vários restaurantes da orla estão se organizando com eventos específicos para parcelas dos participantes, caso do Restaurante NAU e do Bessa Grill.

Cerca de 30 pessoas do staff técnico e de segurança da ONU chegaram mais cedo para montar as estratégias do IGF, apesar disso o evento mantem em sigilo como será o esquema tático da segurança. Francilene apenas explica que a segurança terá apoio da Secretária de Segurança do Estado, da Polícia Militar, Civil, setores de inteligência, Grupos Táticos, Batalhão de Trânsito e o pessoal do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em consonância com a Polícia Federal e a segurança da ONU.


Outro aspecto do evento é que há cerca de 60 dias foram bloqueadas as capacidades da rede hoteleira da Capital, a fim de receber os integrantes do Fórum.


Estrelas
Entre as estrelas esperadas é certa a vinda de Vint Cerf, redução de Vinton Gray Cerf, o matemático e informático norte americano referenciado como um dos fundadores da Internet, e que desde 2005 é vice-presidente e "Chief Internet-Evangelist" do Google. Além disso, a Google terá uma tenda armada em uma das áreas de estacionamento do Centro de Convenções. Outra estrela aguardada, é o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, mas esse ainda não foi confirmado.


Transmissões ao vivo
Serão 17 transmissões simultâneas em português e inglês
A sala principal terá veiculação em sete idiomas
O evento disponibilizará 11 gigabytes para os usuários
 

Notícias relacionadas