menu

Ceará

10/08/2016


Implantação da ciclofaixa da avenida Domingos Olímpio começa após atraso

A ciclofaixa da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, começou a ser implantada na noite dessa terça-feira, 9, após três meses de atraso. Com previsão inicial para ser entregue no final de abril e, em seguida, para o final de junho, a sinalização do equipamento já pode ser visto, mas apenas em um trecho, localizado entre a rua Justiniano de Serpa e a avenida da Universidade, no sentido Centro/Aldeota. Quem passou pela via na manhã desta quarta-feira, 10, comemorou a implantação.

“Vai melhorar muito porque vai manter os carros mais afastados, já que o maior perigo é a distância do carro para a bicicleta”, comemorou o aposentado José Tarcísio de Oliveira, de 63 anos. O ex-funcionário dos Correios também reclama que muitos motoristas não respeitam a sinalização e chegam a estacionar no espaço destinado às bicicletas. Para ele, que transita pela avenida com frequência, “os condutores precisam ter mais paciência com os ciclistas”.

Para a implantação do equipamento, não foi necessário diminuir o número de faixas da avenida – seis no total, sendo três em cada sentido. Contudo, para instalação da ciclofaixa nos dois sentidos da via e junta ao canteiro central, houve o estreitamento das faixas destinadas aos demais veículos.

A estudante de Direito Talita Nóbrega, de 24 anos, utiliza o carro no trânsito e acredita que a ciclofaixa aumenta e organiza a utilização da via. “Eu acho importante ter o espaço pra todo mundo. Até porque a gente sabe que o trânsito de Fortaleza é bem conturbado”, afirma a universitária.

No último 1º de julho, o coletivo Massa Crítica, pintou uma ciclofaixa improvisada na avenida, protestando contra o atraso da obra. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), chegou a informar que a pintura seria apagada, mas ela ainda permanece no local.

Outro protesto foi realizado em 26 de junho, quando um grupo ateou fogo em pneus e deixou a via parcialmente interditada. Na ocasião, a frase “Cadê a ciclofaixa?”, foi pichada no asfalto. O fogo foi apagado por moradores das proximidades e duas viaturas do Batalhão de Choque realizaram o desvio do trânsito.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) para falar sobre a previsão de entrega e detalhes sobre a ciclofaixa, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

O Povo Online

Notícias relacionadas