menu

Brasil

29/08/2014


Inova Sertão é lançado nesta terça-feira (2), em Sousa

Paraíba

Expor o potencial produtivo dos negócios e estimular o desenvolvimento do sertão paraibano. Estes sãos os principais objetivos do Inova Sertão – Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano, que será lançado na próxima terça-feira (2), às 19h30, no Salão Francisco Ferreira Lopes, em Sousa. O evento, realizado pelo Sebrae Paraíba e que faz parte da Semana Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia, terá como tema o “Empreendedorismo Social como ferramenta de desenvolvimento local” e será promovido entre os dias 16 a 19 de outubro, no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sousa.

As atividades do Inova Sertão estão sendo planejadas com base no compromisso assumido pelo Sebrae com os 8 Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam tornar o mundo melhor, mais solidário e justo, através de ações de combate à pobreza e à fome, promoção da educação, da igualdade de gênero, de políticas de saúde, saneamento, habitação e meio ambiente.

Nesta edição, além do caráter empreendedor, o evento pretende fomentar o desenvolvimento regional com a participação da população dos municípios do Sertão. “A proposta é que o Inova Sertão seja um espaço para que empreendedores e a população possam discutir, propor e iniciar a construção de soluções para o desenvolvimento da região, assim como conhecer o potencial produtivo e de gestão empresarial do Sertão como ferramenta para o fortalecimento das cidades”, disse o gerente do Sebrae em Sousa, João Bosco.

Ele explicou que o evento vai contar com a participação de empresários dos setores de indústria, comércio, serviços, produtores rurais, empreendedores, técnicos, consultores, educadores, estudantes e a sociedade. “A nossa proposta é debater o desenvolvimento local por outros parâmetros, que trazem o lucro e sucesso como métricas, porém com a qualidade de vida das pessoas quanto ao resultado”, ressaltou.

O Inova Sertão atinge diretamente todos os municípios que compõem o sertão paraibano, tendo como âncoras os empresários e empreendedores das cidades de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, que participarão do evento como expositores, visitantes e realizando negócios. “Na última edição tivemos a participação de aproximadamente 15.000 pessoas circulando nos quatro dias de evento, 60 expositores, diversas palestras, cursos voltados para o empreendedorismo e a satisfação externada da sociedade pela realização de um evento de relevância local”, destacou Bosco.

Nesta edição, o Inova Sertão vai contar com 25 estandes, educação empreendedora (cursos, palestras, oficinas, clínicas tecnológicas), exposições, atrações culturais, espaço lazer, espaço de tecnologia, grupos de discussão, giro de ideias, Encontro dos Prefeitos, exposição de potencialidades da região, cine clube, biblioteca virtual, praça de alimentação, salão de jogos educativos, entre outros espaços. Durante o Inova Sertão serão realizados ainda os seguintes eventos paralelo: II Seminário Oportunidades de Investimento, VI Enserleite – Encontro Sertanejo do Leite, II Congresso de Agronegócios, III Seminário Mulheres de Negócio, II Encontro de Empretecos do Sertão Paraibano e 1° “Mostra Tua Cara”.

O Inova Sertão é realizado pelo Sebrae, UFCG e prefeitura municipal de Sousa, além de diversos parceiros, como a Bio Extratus, que trará o ator global Max Fercondini.

Encontro dos prefeitos – Durante o Inova Sertão, haverá o Encontro de Prefeitos no dia 16 de outubro. Como uma nova proposta de integração territorial, o Giro de ideias é um local onde prefeituras, instituições parceiras e demais apresentarão trabalhos com perfil dos objetivos do milênio.

Outra novidade do Inova Sertão será a montagem do Parque de Diversões Empreendedor. Microempreendedores individuais (MEI), como vendedores de pipoca, algodão doce, os donos dos brinquedos e demais prestadores de serviços de diversões, estarão no local fazendo negócios. “Teremos quatro dias de boas atividades. O evento será o atrativo do fim de semana, um momento muito rico para se pensar como protagonista dos objetivos do milênio. É necessária a presença de todos os empreendedores da região”, disse João Bosco.

 

(Da Assessoria) 

Notícias relacionadas