menu

Brasil

05/09/2014


Interior dá vantagem a Eunício; Camilo empata na Região Metropolitana

Ceará

De acordo com a área geográfica, é como se duas eleições distintas se desenrolassem para o Governo do Ceará, com cenários bastante diferentes, conforme a segunda rodada de pesquisa O POVO/Datafolha nestas eleições.


No Interior do Estado, Eunício Oliveira (PMDB) mantém boa dianteira e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje.


Na Região Metropolitana de Fortaleza, incluída a Capital do Estado, o equilíbrio é absoluto, com empate técnico e um ponto de diferença do peemedebista em relação a Camilo Santana (PT).


Fortaleza e Região Metropolitana reúnem 2,47 milhões de eleitores, o que representa 39,4% do eleitorado do Ceará. Ou seja, mais de um a cada três eleitores do Estado está nessa área geográfica. Sozinha, a Capital representa 26,4% dos eleitores – mais de um quarto da população com direito a voto.


Quando somadas as intenções de voto de Fortaleza e Região Metropolitana, o Datafolha mostra Eunício com 33%, contra 32% de Camilo. Eliane Novais (PSB) tem 6% e Ailton Lopes (Psol), 2%.


Considerados os eleitores apenas na Capital, a diferença a favor do peemedebista é um pouco maior: 32% a 28%. Mas, como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário também é de empate técnico.


Já no Interior, são 3,8 milhões de eleitores, 60,6% do total estadual. É nesses municípios que Eunício consegue a vantagem que se observa no conjunto da pesquisa: 45%, contra 31% de Camilo. Na pesquisa que abrange o Estado inteiro, Eunício tem 41% e Camilo, 31%.


Apesar dos cenários diferentes entre Interior e Região Metropolitana de Fortaleza, em ambas houve tendência de alta de Camilo, embora em diferentes graus. O petista sobe 10 pontos percentuais no Interior, 13 pontos na Capital e 17 pontos na Região Metropolitana, incluída Fortaleza.


Já Eunício cai 12 pontos na Capital, 10 pontos quando somadas Fortaleza e Região Metropolitana e 5 pontos no Interior.


Senado

Para o Senado, Tanto Tasso Jereissati (PSDB) quanto Mauro Filho (Pros) crescem no Interior: 57% a 22%. Em Fortaleza e Região Metropolitana, ficam com 50% a 18%. Só na Capital, o resultado é 47% a 14%. A pesquisa foi realizada segunda e terça-feira, em parceria com a Folha de S. Paulo, e está registrada com os números CE-00021/2014 e BR-00517/2014.
 

Metodologia


1. ONDE E QUANDO

A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de setembro, em 41 municípios do Ceará.
 

2. QUANTOS RESPONDEM

Foram feitas entrevistas com 1.042 eleitores com 16 anos ou mais de idade.
 

3. QUEM RESPONDE

A seleção dos eleitores pesquisados é feita por sorteio aleatório. A pesquisa é feita com amostragem estratificada por sexo e idade.
 

4. MARGEM DE ERRO

A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
 

5. CONFIANÇA

O nível de confiança considerado é de 95%. Isso significa que, se forem realizadas 100 pesquisas com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.
 

6. REGISTRO

A pesquisa foi contratada pelos jornais O POVO e Folha de S.Paulo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00021/2014 e BR-00517/2014.

 

(O Povo Online)

Notícias relacionadas