menu

Geral

09/11/2015


João Pessoa recebe Fórum de Governança da Internet, promovido pela ONU

A capital da Paraíba, João Pessoa, recebe a partir de amanhã um dos maiores encontros globais de Internet. A décima reunião anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF), promovido pelo secretário-geral da ONU e acolhido pelo Governo do Brasil, terá como tema este ano “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável”. As questões propostas vêm em um momento oportuno, pouco após os 193 Estados-membros da ONU terem adotado a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Fórum de Governança da Internet (IGF) é um fórum multissetorial, democrático e transparente que promove debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores envolvidos na governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.

O IGF acontece desde 2006 e em seu segundo ano, em 2007, também foi realizado no Brasil. O evento de 2015 acontecerá no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

O Fórum deste ano abordará oito subtemas: Cibersegurança e confiança; Economia da Internet; Inclusão e diversidade; Abertura de acesso; Reforçando a cooperação multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos críticos da Internet; e questões emergentes.

Uma série de atividades paralelas ocorrerão durante as sessões do IGF, incluindo mais de 100 workshops e outros eventos interativos, organizados por partes interessadas em facilitar os debates entre os participantes de todo o mundo. A programação do IGF 2015 está disponível em http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule; confira também as principais sessões intgovforum.org/cms/igf2015-main-sessions

O ministro brasileiro das Comunicações, André Figueiredo, participa do encontro nos dias 9 e 10 de novembro. Outros representantes do Ministério das Comunicações do Brasil também debaterão temas como cibersegurança, inclusão e diversidade, acesso e direitos humanos.

Embora não haja um resultado negociado, o Fórum proporciona uma plataforma global única para as diversas partes interessadas tanto de países desenvolvidos quanto em desenvolvimento para que dialoguem sobre questões de políticas públicas relacionadas com a Internet.

 

SERVIÇO

10o Fórum de Governança da Internet: “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável”

Local: João Pessoa, PB – Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima

Data: 10 a 13 de novembro de 2015

Quem: Mais de 2 mil representantes de governos, setor privado, sociedade civil e comunidade técnica são esperados. Outros milhares participarão online através de instalações de participação remota.

Mais informações, visite os sites http://igf2015.br/pt-BR e https://www.intgovforum.org

Saiba mais sobre o mandato do IGF em http://www.intgovforum.org/cms/aboutigf

Acesse as redes sociais do IGF em http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-social-media; a hashtag do encontro deste ano é #IGF2015

Notícias relacionadas