menu

Brasil

08/05/2014


Lula e Aécio Neves vão dividir holofotes da política no estado

Bahia

Os grandes caciques da política nacional estão de olho na Bahia. Após passagem do ex-governador de Pernambuco e sua vice, Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (PSB), e da presidente Dilma Rousseff (PT), chegou a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousar em solo baiano.

O ex-sindicalista foi convocado pelo PT como forma de disputar os holofotes da imprensa com Aécio Neves (PSDB). O tucano, no mesmo dia, receberá o título de cidadão soteropolitano na Câmara Municipal.
A visita do petista acontece na próxima segunda-feira, dia 12, às 18h, no hotel Fiesta, quando o PT lança a trinca que concorrerá às eleições deste ano. Quem colhe os louros da presença do ex-metalúrgico é o deputado federal Rui Costa (PT).
Ao lado do seu vice, João Leão (PP), do postulante ao Senado, Otto Alencar (PT), governador Jaques Wagner (PT) e de lideranças políticas, Costa receberá a bênção daquele que será peça fundamental do marketing da sua futura campanha, como foi de Wagner e continua com Dilma.
O PDT, no ato, pela primeira vez, deverá confirmar apoio a Rui Costa, após todo imbróglio que envolveu a vaga de vice e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação.
“Será um grande evento, onde aproveitaremos para fazer uma análise da nossa atual conjuntura política. No Fiesta, também teremos os companheiros do PDT, pela primeira vez, confirmando seu apoio ao pré-candidato Rui Costa”, informou Anunciação.

Oposição quer dar visibilidade a nome tucano


Enquanto Lula estiver no hotel Fiesta, o tucano Aécio Neves, no mesmo dia, estará na Câmara Municipal de Salvador. O senador de Minas Gerais volta à Bahia para receber o título de cidadão soteropolitano.
A honraria será outorgada através da solicitação dos vereadores Paulo Câmara (PSDB) e Léo Prates (DEM), que resgataram um projeto, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, da legislatura passada.
Em conversa com a Tribuna, Prates disse que há boas expectativas para a visita de Neves. “Aécio é um homem íntegro e honesto, um grande brasileiro, uma grande liderança oposicionista no cenário nacional e, por conta de sua atuação ao povo soteropolitano, nada mais que justo homenageá-lo com este título, após já ter sido agraciado com o título de cidadão baiano dado pela Assembleia Legislativa da Bahia”, discorreu.
Sobre o evento petista que conta com a presença de Lula, antes marcado para manhã e mudado para o início da noite, indagado se influenciará o evento com o tucano, Prates preferiu não comentar o ato com o ex-presidente.
“Eu acho que o evento com a presença de Aécio cumprirá com os objetivos que nós vislumbramos. Se é estratégia deles ou não, prefiro não comentar. Só acho que o senador começará a apostar nas suas ideias pelo baiano”, afirmou.
Quem tem a mesma ideia do vereador é o presidente do PSDB no estado, Sérgio Passos.
O tucano não vê caráter de campanha na sessão, mas uma grande homenagem prestada pela Câmara. “Claro que servirá para Aécio ser visto, a imprensa estará lá e no momento como esse todos estão atentos às falas e às movimentações, mas o foco é a honraria. O que poderá vir além do que receber o título é consequência”, disse.

Notícias relacionadas