menu

Brasil

06/10/2016


“Lula está mais próximo de assumir presidência do PT”, afirma jornalista

Segundo a jornalista Helena Chagas, do site Os Divergentes, o ex-presidente Lula é o mais próximo de assumir a presidência do PT, após a derrota das eleições e, consequentemente, a necessidade de renovação do partido.

"Até amigos próximos do ex-presidente Lula passaram a pressioná-lo a assumir a presidência do PT. Por uma simples razão: temem que, sem o único líder que ainda agrega os diversos grupos internos e a militância, a diáspora venha a ser tão grande que não sobre nada do partido para contar a história", escreve Helena Chagas.

Ela acrescenta que "o ex-presidente ainda hesita, e tem preferência por outros nomes, como o do senador Lindbergh Farias ou o do ex-governador Jaques Wagner, dois políticos a ele ligados. Mas, segundo os amigos, Lula está mais próximo do que estava da presidência do PT".

Ela diz ainda que a avaliação é de que, "com Lula na presidência do PT e candidato declarado em 2018, sua condenação (na Lava Jato) e até uma eventual prisão sofreriam uma politização em grau máximo, o que poderia ajudá-lo".

Outra liderança petista, Tarso Genro defende que não seja Lula o novo presidente da legenda, mas alguma liderança nova, que tenha surgido nos últimos anos, em prol da renovação. Em entrevista ao jornalista Bernardo Mello Franco, Tarso disse que não participa das reuniões enquanto toda a Executiva não for trocada

Notícias relacionadas