menu

Paraíba

03/02/2016


Maior bloco de prévia carnavalesca do Brasil desfila hoje

A ideia de criação do bloco surgiu em uma festa de aniversário no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Foi uma festa com muitas brincadeiras e sorteios onde todas as crianças estavam fantasiadas e o tema era pirata. Ao final da festa as pessoas estavam tão animadas que resolveram sair pelas ruas do bairro fazendo barulho, batendo em latas e panelas.

Nessa época a cidade ficava vazia devido à falta de carnaval e as pessoas saíam em busca da festa de Momo em Olinda, Recife e Salvador, e conforme Vitória Lima afirmou em seu poema, só ficavam na cidade as muriçocas que abriam alas para voar, como brincaram os fundadores, que homenagearam as muriçocas do bairro onde moravam, denominando o bloco de Muriçocas do Miramar.

Já na “quarta-feira de fogo” do ano seguinte, o bloco organizado ganhou as ruas da Capital pela primeira vez, com cerca de 50 pessoas seguidas por um carro de som e por uma carroça puxada por burro conduzindo a criançada. Os foliões saíram cantando pelas ruas do bairro o Hino das Muriçocas, de autoria do compositor Fuba, e a alegria rolou solta! 

WSCOM Online

Notícias relacionadas