menu

Brasil

26/11/2013


Mantega diz que inflação está bem-comportada

Economia

A inflação está controlada e "bem-comportada", segundo avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele citou o IPCA-15 de novembro que ficou em 0,57%, abaixo da expectativa do mercado financeiro.

Para ele, a inflação fechará o ano semelhante à do ano passado e abaixo do limite da meta pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é 6,5%. O ministro acredita que no ano que vem o resultado será melhor, se não houver aumento de preços dos alimentos provocado por problemas climáticos.

Mantega participou hoje (26) de reunião com a diretoria executiva da Confederação Nacional da Indústria, quando comentou vários aspectos da conjuntura econômica. Mais uma vez, o ministro mostrou otimismo com os fundamentos da economia brasileira e fez estimativas favoráveis para o país.

O ministro da Fazenda disse também que acredita em uma solução satisfatória para a correção do rendimento da poupança, em função de perdas com os planos econômicos instituídos nos anos 1980 e 1990.

“Esta é uma questão antiga que está preocupando a área financeira, a área dos bancos. Mas acredito em uma solução satisfatória que não vá prejudicar o setor e vá acomodar todos os interesses”, disse.

A ação está no Supremo Tribunal Federal e diz respeito aos planos Cruzado, Bresser, Verão e Collor 2. O Banco Central calcula que a dívida é R$ 150 bilhões, mas o Instituto de Defesa do Consumidor contesta e diz ter estudos que chegam a valor bem menor, R$ 8,4 bilhões.

Agência Brasil

Notícias relacionadas