menu

Brasil

04/11/2013


Ministro assina ordem de serviço para nova adutora

EM ALAGOAS

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, estará em Alagoas nesta segunda-feira (4) para assinar a ordem de serviço da nova adutora do Alto Sertão e da montagem e instalação das comportas dos trechos 1 e 2 do Canal do Sertão. Ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o ministro também vai visitar o projeto piloto de irrigação no Canal. As autoridades chegam por volta das 10h30 a Delmiro Gouveia, onde as ordens de serviço serão assinadas.

A obra

Castigado pela seca e pela falta de água para a população, o Semiárido alagoano vai receber novas grandes obras que darão fim ao sistema de abastecimento por rodízio na região. Uma delas é a interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, que vai transportar água do canal para oito municípios sertanejos, por meio de 247 quilômetros de tubulações.

Os municípios atendidos pela obra são Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas. Além da nova adutora, a obra prevê a construção de uma estação de tratamento de água, estações elevatórias e novos reservatórios.

A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir da interligação com o Canal Adutor do Sertão Alagoano.

A integração do Canal do Sertão com o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Alto Sertão levará água para consumo de mais de 128 mil habitantes, população prevista até o ano de 2035. Os recursos do PAC destinados à obra totalizam mais de R$ 89 milhões.

 

Agência Alagoas

Notícias relacionadas