menu

Brasil

09/04/2014


Ministro do Esporte discute preparativos para a Copa de 2014

Os preparativos e desafios para a Copa de 2014, o avanço na infraestrutura das cidades-sedes e o legado do evento esportivo serão tema do seminário “Copa 2014: Perspectivas para realização do mundial de futebol no Brasil”, com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o consultor do Ministério do Esporte, Richard Dubois, nesta sexta-feira (11), em São Paulo.

O seminário, aberto ao público, faz parte do conjunto de ações previstas no projeto “Cresce Brasil”, criado em 2011 pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) para a Copa 2014. O projeto vem realizando debates em várias cidades brasileiras. O objetivo é contribuir para que os preparativos para o mundial deixem um legado positivo às cidades-sedes. O evento é resultado da parceria firmada em 2012 pelo Ministério do Esporte com a entidade, que é responsável pela análise dos projetos, obras e serviços de engenharia para a realização do mundial.

“Nosso intuito é contribuir para que o país seja beneficiado com os investimentos públicos, que estão sendo feitos para o mundial. A proposta é identificar as oportunidades e desafios que enfrentamos durante os preparativos para o mundial. Vamos mostrar a perspectiva do governo sobre o que já foi realizado e o que falta ser feito para que a Copa nos deixe um legado efetivamente positivo”, avalia o presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

O ministro Aldo Rebelo vai destacar os projetos desenvolvidos no Ministério do Esporte para a Copa do Mundo. O consultor do Ministério do Esporte, Richard Dubois, fará uma análise sobre as melhorias nas condições locais das cidades-sede da Copa e nos serviços básicos à população, como, por exemplo, nas obras viárias no entorno dos estádios para mobilidade urbana – com a construção de rodovias, estradas, passarelas, ruas, terminais urbanos e áreas de uso público – e na ampliação da rede hoteleira.

Sobre a Federação Nacional dos Engenheiros
Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) tem sede em Brasília e, hoje, é composta por 18 sindicatos estaduais, aos quais estão ligados cerca de 500 mil profissionais. A entidade foi constituída com o objetivo de representar nacionalmente a categoria, atuando na coordenação, na defesa e na representação dos profissionais, por intermédio de seus sindicatos.
Atua intensamente na congregação de seus representados e luta pelos direitos dos profissionais, por melhores condições de vida e trabalho e pelo fortalecimento da democracia e suas instituições.
Bandeira fundamental da entidade é também a luta pelo desenvolvimento do País com inclusão social. Tal objetivo está presente no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado em setembro de 2006, em São Paulo, durante o VI Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), e atualizado por ocasião do VII Conse, em 2009.

Serviço
O que: Seminário Perspectivas para realização do mundial de futebol no Brasil
Quando: sexta-feira, dia 11 de abril de 2014, às 15h
Onde: Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP)
Endereço: Rua Genebra, 25 – 1º andar – São Paulo (SP)

Participações
Aldo Rebelo – Ministro do Esporte (Palestrante)
Murilo Celso de Campos Pinheiro – Presidente da FNE
Richard Dubois – Consultor do Ministério do Esporte (Palestrante)
Artur Araujo – Consultor da FNE (Moderador) 

Notícias relacionadas