menu

Pernambuco

04/01/2016


MOTIM Tumulto no Complexo Prisional do Curado nesta tarde

Um tumulto foi registrado na tarde desta segunda-feira no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. Detentos da Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa)protestaram contra a transferência de um detento conhecimo como Tonhão Chaveiro. Os presos queimaram entulhos e, segundo a Secretaria-Executiva de Ressocialização do estado (Seres), tiros foram disparados para o alto e bombas de efeito moral usadas para controlar o motim. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado.

Ainda de acordo com a Seres, a transferência foi realizada seguindo ordem judicial e o detento já foi levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Mais cedo, no final da manhã, detentos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJJALB), também no Curado, realizaram um protesto pacífico com faixas estentidas, pedindo a permanência dos secretários estaduais de Justiça e Cidadania e Ressocialização, Pedro Eurico e Éden Vespasiano e do Juiz Luiz Rocha, juiz da Vara de Execuções Penais do Recife. O protesto foi uma resposta à informação que circulava dentro do presídio, de que haveria mudanças e transferências.

Depois de controlar o tumulto no PAMFA, o Batalhão de Choque foi acionado para realizar uma vistoria nos pavilhões.

Diario de Pernambuco 

Notícias relacionadas