menu

Sergipe

24/03/2017


MP fiscaliza Terminal Luiz Garcia

Quem precisa pegar um ônibus no Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, conhecido como “Rodoviária Velha”, no Centro de Aracaju, sabe o quanto a circulação no local é difícil. Passageiros e motoristas disputam o espaço com lanchonetes e vendedores ambulantes, sem contar a estrutura, muito antiga e que precisa de reparos. E foi justamente para avaliar os problemas do local – que é alvo de uma ação civil pública – que a promotora dos Direitos do Consumidor, Euza Missano, esteve no local no início da noite de ontem juntamente com a equipe de engenharia do MP e a Vigilância Sanitária. 

A promotora explicou que o MP instaurou inquérito civil para acompanhar as reformas da rodoviária, só que o governo fez pequenos reparos, deixando o local ainda com problemas. São banheiros quebrados, falta lâmpadas, muita sujeira e desorganização, sem contar a invasão de ambulantes

“Então, fomos verificar o que ainda precisa ser feito. Ainda falta sinalizações, placas indicativas, condições de higiene etc. E essas situações precisam ser corrigidas. Se ainda não foram, iremos cobrar, pois a população não pode correr riscos por conta de uma estrutura comprometida”, informou.

Relembre

Em 2013, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurba), atual Secretaria de Infraestrutura, apresentou às entidades comerciais o projeto de reforma do local. Na época, a informação passada era de que o terminal de integração sairia do centro da capital e das 106 linhas que acessam o Terminal de Luiz Garcia apenas 16 permaneceriam.

Em julho de 2015, o MP decidiu arquivar, inicialmente, o ajuizamento de uma ação civil pública contra o Estado de Sergipe referente à situação do terminal. A decisão foi tomada após audiência com representantes Seinfra, que deu a garantia do início das obras de reforma do espaço.

Reforma

Ano passado, o Governo do Estado realizou alguns reparos emergenciais no terminal, que recuperou a estrutura danificada, reparou as grelhas das bocas-de-lobo nos arredores, substituição das luminárias danificadas e lâmpadas queimadas, reparos na marquise e substituição dos degraus de mármore da escada que estavam quebrados, reforma nas instalações hidráulicas e elétricas dos banheiros.  

Notícias relacionadas