menu

Brasil

11/11/2015


Na Colômbia, Lula diz sentir “cheiro de retrocesso na América Latina”

O ex-presidente Lula disse nesta terça-feira 10, na Colômbia, que sente cheiro de retrocesso no continente. Em discurso na abertura da 7ª Conferência Latino-Americana e do Caribe em Ciências Sociais, em Medelín, o ex-presidente comparou o cenário da América do Sul ao que antecedeu a Primavera Árabe – série de manifestações de rua no Oriente Médio que culminaram em guerra civil e num golpe militar no Egito.

"Olhem o que está acontecendo na América Latina, América do Sul. Vocês sentem um cheiro de retrocesso político", disse, ao lado do ex-presidente do Uruguai José Mujica. Na Argentina, o conservador Mauricio Macri, de centro-direita, é favorito para vencer a presidência na sucessão de Cristina Kirchner.

Lula recomendou também que a plateia não acreditasse "nas bobagens da imprensa". "A imprensa é a oposição de todo o continente", criticou. O ex-presidente apelou aos jovens para que acreditam na política como instrumento de desenvolvimento social. "Nós somos os políticos do século passado. Vocês são os políticos do século 21. Tenham a coragem de ser melhores do que nós. Tenham a valentia de fazer mais do que nós".

Brasil 247

Notícias relacionadas