menu

Brasil

04/11/2013


No Nordeste, apenas Bahia terá dois CTs na Copa do Mundo

Copa do Mundo 2014

O Nordeste é potencialmente uma das regiões que mais pode lucrar com a exposição dos seus pontos turísticos durante a Copa do Mundo de 2014. Mas a divulgação dos 83 Centros de Treinamentos de seleções demonstra que alguns erros cometidos durante a Copa das Confederações talvez ainda não tenham sido superados. Entre as quatro sedes nordestinas do Mundial de 2014, apenas a Bahia conseguiu emplacar dois CTS.

Na divisão por regiões, a maioria dos locais escolhidos fica no Sudeste (47 CTs) e no Sul (22 CTs). Os quatro CTs no Norte e os três no Centro-Oeste devem atender principalmente seleções que queiram se hospedar próximos à Brasília e Macapá, mas chama atenção o fato de, mesmo tendo quatro sedes (Recife, Salvador, Natal e Fortaleza), a região Nordeste ter aprovado apenas sete, já que a adaptação ao clima quente deve ser uma das principais questões para os times.

Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte ficaram de fora. Em compensação, mesmo não recebendo jogos, a Paraíba conseguiu incluir duas sedes na lista – e há também opções em Sergipe, Alagoas e até no Maranhão. Na Bahia, os locais escolhidos ficam fora de Salvador, demonstrando que talvez tenha havido mesmo uma opção por deixar de lado as cidades que receberão os jogos e treinamentos nas vésperas das partidas.

Dificuldades para chegada da Seleção do Uruguai ao CT do Sport marcaram Copa das Confederações Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte – Especial para o Terra Dificuldades para chegada da Seleção do Uruguai ao CT do Sport marcaram Copa das Confederações Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte – Especial para o Terra

Pernambuco e Ceará, que receberam partidas da Copa das Confederações, estão entre os locais com maiores investimentos, mas ficaram sem Centro de Treinamento de Seleções. No site da Secretaria Extraordinária da Copa pernambucana (Secopa-PE), um dos destaques é a interiorização das ações, levando a Copa para o interior.

Obras de mobilidade urbana avançam em RecifeClique no link para iniciar o vídeo Obras de mobilidade urbana avançam em Recife

Em nota, o Governo de Pernambuco diz que “a candidatura dos hotéis e campos como Centro de Treinamento de Seleções- CTS, que servirá como concentração para as seleções participantes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, foi de responsabilidade e iniciativa exclusiva dos próprios estabelecimentos em parceria com a Prefeitura de cada município interessado. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, realizou diversos encontros com representantes das cidades dos principais polos hoteleiros do estado, além de ministrar seminários regionais com o objetivo de apresentar e incentivar os empreendedores locais na candidatura para o CTS”.

Uma das mais famosas praias do litoral brasileiro, Porto de Galinhas fica de fora mesmo estando em um dos municípios mais ricos do Brasil (Ipojuca) e com plenas condições de adaptar um dos campos existentes no município ou até mesmo no vizinho Cabo de Santo Agostinho para se tornar um Centro de Treinamento de Seleções. Outros destinos que teriam condições muito interessantes em Pernambuco seriam Gravatá e o Cabo de Santa Agostinho.

 

Terra

Notícias relacionadas