menu

Piauí

06/03/2020


No Piaui, Consórcio Nordeste proporciona redução de custos na compra de medicamentos

Agora é realidade. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade Administrativa (Duad), fez a primeira aquisição de medicamentos por meio do Consórcio Nordeste.

Segundo dados levantados, foi comprado em janeiro o Acetato de Leuprorrelina 3,75 mg que passou de R$ 380,20 para R$ 249, representando uma redução de 34,5% em item individual. Têm mais dez tipos de medicamentos em processo licitatório de compra por meio do consórcio.

O edital realizado pelo consórcio contemplou dez medicamentos, dos quais a Sesapi já adquiriu o primeiro, indicado para o tratamento paliativo da neoplasia avançada da próstata. De acordo com o diretor da Unidade Administrativa, Igor Cruz, o impacto da economia nos custos para a compra dos medicamentos por meio do consórcio é significativo. “ Vamos conseguir atender um maior número de usuários e comprar os medicamentos por um preço menor. Significa que o objetivo do consórcio está sendo atingido”, diz Igor.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi assinado pelos governadores nordestinos em março de 2019, durante o Fórum de Governadores do Nordeste. Trata-se de uma parceria jurídica entre nove estados da região para ações de interesse comum em áreas como saúde, educação e segurança.

Na área da saúde, o objetivo é realizar compras coletivas de materiais e medicamentos. A compra de forma conjunta pode gerar economia nas aquisições, diferente dos processos licitatórios individuais.

Notícias relacionadas