menu

Nordeste

16/09/2019


No RN, Consórcio Nordeste discutirá como investimentos para região, tributos, concessões e Petrobras

Reunião dos governadores do Nordeste acontece na segunda-feira (16), em Natal, para definir inclusive a agenda internacional que o grupo pretende desenvolver este ano

O Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, fará sua primeira reunião em Natal, segunda-feira (16). E discutirá no Rio Grande do Norte propostas para a reforma tributária e a agenda europeia que o Consórcio pretende desenvolver ainda este semestre.

Além disso, os representantes dos estados nordestinos também vão discutir o desenvolvimento do projeto “Nordeste Conectado”; farão avaliação sobre concessões e também debaterão a atual situação da Petrobras.

Consórcio Nordeste lança edital em agosto e vai à Europa

O projeto Nordeste Conectado consiste em criar uma rede de fibra ótica que dê suporte a toda região, garantindo mais velocidade e segurança à transmissão de dados no Nordeste. A ideia foi lançada na Bahia, no encontro que aconteceu dia 29 de julho.

“Nós já temos a Infovia Potiguar e estamos buscando ampliar. O nosso estado e a nossa região não podem ficar para trás no quesito conectividade. Isso é essencial para o desenvolvimento”, afirmou a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT).

Também nessa reunião, os governadores informaram que pretendem mandar representantes para visitar a Alemanha, Espanha, Itália e França. E também tentar obter investimentos na China, Coreia e Rússia.

Algo que pode facilitar esse diálogo com países estrangeiros é o fato de Natal sediar no mesmo dia o Encontro Econômico Brasil – Alemanha 2019. Esse evento estará acontecendo no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal.

Governo do RN apresentará portfólio do oportunidades

A reunião do Consórcio do Nordeste está marcada para começar às 14h30 da segunda-feira (16) e será realizada no Hotel Barreira Roxa, que também fica na Via Costeira. Durante a reunião o governo do Rn vai apresentar um portfólio de projetos que podem interessar a estrangeiros.

Essa cartela de oportunidades deverá integrar a 1ª agenda internacional do Consórcio Nordeste. As viagens devem acontecer em novembro, com o objetivo de captar investimentos para o Nordeste.

A reunião em Natal será a primeira após o lançamento do 1º edital de compras do Consórcio, voltado à área da saúde. O processo foi lançado nesta quarta-feira (11), em Salvador (BA). De acordo com o governo potiguar, a medida pode trazer economia com gastos na área.


Revista NORDESTE

Notícias relacionadas