menu

Nordeste

10/09/2019


Nordeste tem queda recorde em número de assassinatos no país

A taxa de assassinatos caiu no Nordeste e cresceu na região Norte em 2018, o que fez as regiões inverterem a posição no ranking da violência do país – com o Norte ultrapassando pela primeira vez na década o Nordeste. Também nunca antes no país um estado na região havia chegado ao topo do ranking de homicídios: Roraima passou a ocupar esse lugar, com índice de 66,6 mortes para cada 100 mil habitantes.

Os dados constam do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A região Norte contabilizou 8.005 crimes violentos letais intencionais, o que deu uma taxa de 44 por cada 100 mil habitantes.

No ano passado —após liderar as taxas de homicídios em todos os anos da década—, o Nordeste apresentou uma queda e terminou com taxa de 41,4 mortes violentas para cada 100 mil habitantes (15% a menos que em 2017), quando a média de assassinatos para uma região atingiu seu ápice histórico: 47,7 para cada 100 mil habitantes. A queda da região é a maior já registrada de um ano para o outro pelo anuário.


Do UOL Notícias

Notícias relacionadas