menu

Rio Grande do Norte

22/06/2016


Nova ficção potiguar discute identidade de gênero

Os realizadores Rodrigo Sena e Júlio Castro apresentam o mais novo rebento audiovisual da dupla: o curta-metragem de ficção “Cuscuz Peitinho”, que será lançado logo mais às 21h, no Atelliê Bar na Ribeira. A exibição acontece antes do espaço entrar no passo junino com o Bando das Brenhas, atração do projeto Forró da Quarta. Os ingressos custam R$ 10 e dão direito a curtir o show. O filme foi rodado nas dependências da Distribuidora de Cuscuz Potiguar (que recebeu sessão de pré-estreia ontem, terça), e pelas ruas dos bairros do Alecrim, Dix-Sept Rosado, Praia do Meio e Ribeira.

Com argumento assinado por Rodrigo Sena, e direção, roteiro, fotografia e montagem compartilhada entre Rodrigo e Júlio Castro, “Cuscuz Peitinho” conta a história de Karol, um jovem que trabalha na tradicional fábrica do bolinho de farinha milho cozido. A trama descortina um debate mais que necessário sobre a identidade de gênero e violação de direitos humanos; mostra o poder da família e a amizade cúmplice entre dois jovens ‘cuscuzeiros’ que sofrem discriminação com o preconceito sexual.

No elenco figuram os atores Sandro Souza, Hyago Pinheiro, Rodrigo Silbat, Pedro Queiroga e Ênio Cavalcante. A preparação de elenco e produção executiva foi de Arlindo Bezerra. A trilha sonora contém músicas das bandas Luisa e os Alquimistas, Conde do Brega e Igapó de Almas. O filme é legendado em português e espanhol que habilitam a obra para festivais fora do País.

A ideia, revelou Sena, surgiu na esteira do momento que o Brasil atravessa: “Todos os dias nos deparamos com  atitudes homofóbicas. Precisamos falar dessa violência e mostrar a opressão que a intolerância com a diversidade provoca”, disse o diretor. O cuscuz entrou na jogada quando um amigo de Rodrigo falou sobre a visita que havia feito à fábrica de cuscuz.

Sobre fazer cinema no RN, Rodrigo acrescenta que “realizar um filme em Natal, de maneira independente, é para os fortes e corajosos”, sentencia. A finalização e lançamento do filme contou com patrocínio do Sebrae-RN através do edital Economia Criativa 2016.

Serviço

Lançamento do curta-metragem “Cuscuz Peitinho”, de Rodrigo Sena e Júlio Castro. Quarta (22), às 21h, no Ateliê Bar – Ribeira. Ingressos: R$ 10 que inclui show do Bando das Brenhas no projeto Forró de Quarta.

Diário Potiguar

Notícias relacionadas