menu

Brasil

06/02/2015


Nova sede da Câmara Municipal de Fortaleza pode ser doação estadual

CEARÁ

A mudança da sede da Câmara Municipal de Fortaleza é uma das bandeiras do presidente da Casa, Salmito Filho (Pros), desde que assumiu o posto. E ele abriu a possibilidade de que a nova sede venha do Palácio da Abolição.

De acordo com o Salmito, houve uma conversa informal entre ele e o governador Camilo Santana (PT), na qual o prefeito Roberto Cláudio (Pros) também estaria presente, que, caso haja algum terreno ou prédio do governo do Estado no bairro que fosse adequado às demandas da Casa, seria possível que a Casa fosse transferida para lá. Camilo teria se mostrado aberto à possibilidade.

O presidente afirmou que está, desde o começo do ano, realizando estudos no bairro sobre a transferência do Legislativo municipal. A conclusão deve ocorrer até o fim de fevereiro.

Salmito, desde que tomou posse, tem agitado a bandeira da ida da Câmara para o Centro. Em seu discuso de abertura dos trabalhos legislativos deste ano, ele afirma que a sede atual, no bairro Patriolino Ribeiro, tornou-se “pequena para o desejo do povo de participar”. O vereador acredita na possibilidade de a transferência ser mais barata do que a reforma prevista para a Casa, orçada atualmente em cerca de R$15 milhões.

De acordo com o parlamentar, é necessário que a nova sede seja próximo à estação do Metrofor em construção no Centro e próximo também de alguma praça. O edifício do antigo Lord Hotel, de propriedade do governo do Estado, cumpre essas exigências. Entretanto, há dificuldades para a reforma, por tratar-se de um prédio tombado. E ainda existe a possibilidade de a secretaria estadual das Cidades seja transferida para lá. (Renato Sousa – renatosousa@opovo.com.br)

Notícias relacionadas