menu

Paraíba

25/12/2019


OPINIÃO: Walter Santos analisa perfil de Gilmar Mendes decidindo futuro de Ricardo Coutinho

Jornalista e analista político fala sobre a Calvário, sintetizando o perfil do ministro que agora passa a ser o relator do processo que envolve o ex-governador no Supremo.

OPINIÃO – Gilmar Mendes: o significado de um relator destemido na Operação Calvário

2020 chega recheado de muitas perspectivas, crises, denúncias e a cena política fazendo de João Pessoa um palco super interessante na convivência com os novos fatos em torno da Operação Calvário, agora tendo que abrigar o ministro Gilmar Mendes como relator no STF deste importante processo investigatório.

 

Por mais que se especule com boa ou má intenção diante desta escolha, não há como negar que Gilmar Mendes é dos ministros quem não se intimida em adotar o legalismo para preservar preceitos legais.

 

Esta é a natureza a merecer atenção porque distante do discurso, até questionável de politização jurídica no caso Operação Calvário denunciada pelo ex-governador Ricardo Coutinho, os autos vão ser determinantes na causa pró ou contra o líder socialista.

 

Aliás, independentemente do discurso político/ideológico na questão, ao que tudo indica os elementos de prova serão determinantes para a finalização do processo condenando ou absolvendo o ex-governador. Este é um elemento básico a extrapolar o conflito de narrativas.

 

Em síntese, o futuro de Ricardo Coutinho está nas mãos do ministro Gilmar Mendes.

Notícias relacionadas