menu

Brasil

18/12/2014


Paço do Frevo unirá cancioneiro regional com músicas natalinas em cantata

Pernambuco

O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, será palco de uma cantata natalina com participação do Coral Edgard Moraes, da Orquestra Retratos e do Bloco Lírico O Bonde. As apresentações estão marcadas para os dias 19, 20 e 21 de dezembro, às 18h, 19h e 19h30, respectivamente. A ideia é fazer releituras do cancioneiro nordestino em ritmo natalino.

O projeto tem direção musical do professor Marcos Cesar, da Orquestra Retratos, e quer revelar a influência da música do pastoril – comum nessa época do ano – na origem dos frevos de blocos. As janelas do Paço do Frevo serão tomadas pelo Coral Edgard Moraes, formado pelas filhas do consagrado compositor Edgard Moraes e que possui 25 anos de atuação na cena musical pernambucana. A cantata vai contar com a participação de 13 músicos e sete coralistas. O Bloco Lírico O Bonde fará uma apresentação envolvendo o frevo, ritmo e manifestação cultural sobre o qual o próprio museu reúne o maior acervo.

Serão apresentadas 14 canções escolhidas com foco no cancioneiro pernambucano e as músicas natalinas tradicionais ganharão roupagem regional. Valéria Moraes, à frente do Coral, prefere manter o repertório em segredo para não estragar a surpresa, mas adianta que serão executadas canções de grandes nomes como Capiba, Luiz Gonzaga, Assis Valente, Antônio Maria e Nelson Ferreira, entre outros.

 

(Do Diário de Pernambuco)

Notícias relacionadas