menu

Pernambuco

11/06/2015


Painéis vão orientar motoristas em pontos estratégicos do Recife

A informação é uma aliada fundamental na mobilidade. Imagine ir de Boa Viagem para o Centro e, depois de escolher entre o Cais José Estelita e a Agamenon, se surpreender com um caminhão quebrado na via pela qual optou.

Para evitar esse tipo de surpresa, a CTTU está licitando 13 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), que serão distribuídos em pontos estratégicos a partir de 2016, para possibilitar ao condutor mudar a sua direção a tempo. As informações vão incluir a velocidade das faixas em tempo real e avisos no caso de acidentes ou protestos. “Será um salto de qualidade na mobilidade”, prevê o gerente de fiscalização da CTTU, Marcos Araújo.

Dos 13 painéis seis serão localizados na Zona Sul, incluindo três na Herculano Bandeira, dois na Mascarenhas de Morais e um na Conselheiro Aguiar. “Mas esses locais não são definitivos e podem sofrer alteração a partir de novas necessidades”, explicou o diretor de operações de trânsito da CTTU, Agostinho Maia.

As avenidas Beberibe, Estrada de Água Fria e Abdias de Carvalho também receberão os painéis. “O motorista vai poder se adequar com as informações da velocidade”, ressaltou Marcos Araújo.

O sistema é usado em vários países do mundo e algumas capitais brasileiras. São Paulo dispõe de 40 painéis. Em 2011, eram 23 equipamentos. Uma das reclamações mais comuns é a demora na atualização. “Aqui no Recife, teremos informações transmitidas imediatamente após um evento que traga prejuízo a fluidez”, ressaltou Arauújo.

Diario de Pernambuco 

Notícias relacionadas