menu

Alagoas

01/06/2015


Palmeira diz que parcela de R$ 5 milhões do FPM é ‘quantia pequena’

Após o repasse da última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realizado na última sexta-feira (29), o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) avaliou o montante de quase R$ 5 milhões repassados ao estado de Alagoas como “uma quantia pequena”.

O repasse ocorreu separadamente e foi creditada na última semana como referente ao mês de maio. A quantia é avaliada pela Secretaria do Tesouro Nacional como 8,10% maior que a última estimativa divulgada no dia 14 de maio.

Mesmo assim, a verba teve uma queda de 7,47% em relação ao ano passado. “Esse dinheiro é rateado para todos os 102 municípios. É claro que Maceió recebe uma fatia maior desse bolo, mas o Governo Federal não está fazendo nenhum favor”, diz. “Esse dinheiro é do Refis (Programa de Recuperação Fiscal), então faz parte do imposto de renda pago pelo contribuidor e que está sendo repassado por lei”, complementa.

De acordo com Palmeira, mesmo com o repasse as contas do município ainda não estão equilibradas. “Estamos vendo outras alternativas para, sobretudo, trabalhar com nossa receita própria e conseguir investimento, assim como foi trazer a empresa AlmavivA [empresa italiana de call center] que está instalada na Avenida Cachoeira do Mirim e que gera três mil empregos”, diz Palmeira.

A queda no repasse ao municípios foi anunciada ainda em janeiro de 2015.
 

Alagoas 24 Horas

Notícias relacionadas