menu

Ceará

05/01/2016


PDT pode lançar Ciro à Presidência no aniversário de Brizola

O ex-ministro do governo Lula, Ciro Gomes, deve ser lançado pré-candidato do PDT à Presidência no próximo dia 22. O evento fará alusão aos 94 anos de Leonel Brizola, que seria comemorado nesta data. A informação é da coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo o jornalista, lançamento oficial da candidatura ocorrerá durante Congresso Nacional do PDT em Brasília. Haverá também uma festa em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, em frente a um dos primeiros Centros Integrados de Educação Pública – os “Brizolões” – construídos pelo líder pedetista.

Ciro se filiou ao PDT em setembro do ano passado, após deixar o Pros por problemas com o presidente da sigla, Eurípedes Júnior. No evento de filiação, o ex-ministro foi muito cortejado por pedetistas, sendo aclamado como “mais preparado” pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi (RJ).

A candidatura de Ciro teria provocado inclusive um racha dentro do PDT nacional. Por conta do lançamento sem prévias, o senador Cristovam Buarque (DF) deve deixar a legenda. O mesmo ocorreu no Ceará, quando entrada dos Ferreira Gomes no PDT “empurrou” para fora do partido um de seus mais antigos quadros no Estado, o deputado Heitor Férrer (PSB).

O Povo

Notícias relacionadas