menu

Piauí

26/12/2015


Pesquisa Piauí: Firmino lidera com 20% contra 12% de Elmano

Faltando pouco menos de um ano para as eleições municipais, a indefinição de nomes para concorrer à prefeitura de Teresina vem beneficiando o prefeito Firmino Filho (PSDB), que em 2016 disputará a reeleição, podendo chegar ao seu quarto mandato na capital. O senador Elmano Férrer (PTB), considerado o mais forte dos pré-candidatos até agora citados, está sendo prejudicado por sua indefinição. Uma hora diz que quer cumprir o mandato de senador, outra diz que não descarta a candidatura, isso em meio às especulações de mudança de partido.

Respondendo desde o início de seu mandato como deputado estadual sobre a possibilidade de lançar seu nome para prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PSD) chegou a culpar a imprensa pelos “boatos” de que seria candidato na capital. Só que esta semana ele viu a necessidade de rebater o vice-prefeito Ronney Lustosa (PSD), quando este manifestou a possibilidade de que o deputado estadual seja lançado como vice na chapa de Firmino.

Ora, ora. O que vem mudando a ideia de Dr. Pessoa do início do ano, para cá? Se antes o deputado respondia os galanteios sobre a indicação de seu nome com aquela negativa ‘marota’, agora ele parte para o confronto com nomes que integram seu partido. É que a indicação do vice na chapa de Firmino é do PSD. Se de um lado, agora, Dr. Pessoa vê a possibilidade de lançar seu nome para prefeito, Ronney e o deputado federal Júlio César não negam que ele pode ser sim o indicado a vice de Firmino na disputa de 2016. “Os nossos cérebros funcionam de forma independente”, avisou o deputado estadual ao vice-prefeito. É um recado claro de Dr. Pessoa, de olho no Palácio da Cidade.

espontanea.png

Quem vem acompanhando tudo pelas beiradas, à espera de uma oportunidade, é o secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu (PTB). Ele é, para o eleitorado, a segunda opção do partido, caso Elmano não se decida. O nome é inclusive imposição do presidente da executiva estadual – lê-se deputado federal Paes Landim – anunciado durante a convenção do partido. Nome, porém, que não agrada aos líderes da legenda no município. Para eles, a opção é e sempre será Elmano. Para Paulo Roberto da Iluminação, o nome de Abreu não passa de uma opinião pessoal de Landim.

Ainda lembrado, mas de chances remotas, ele é o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB). Não deixou de ser opção para uma pequena parte do eleitorado. Mesmo impedida de ser candidata por ser esposa do governador Wellington Dias (PT), Rejane é lembrada pelo eleitorado e vista como uma boa opção dentro do Partido dos Trabalhadores.

O clima pré-eleitoral na cidade reflete mais ou menos o resultado do levantamento do Instituto BrVox realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro, ouvindo 500 eleitores na capital.

Firmino é o mais citado quando o levantamento de intenção de voto para prefeito é realizado de forma espontânea. Ele foi citado por 20,40% dos entrevistados. O ex-prefeito Elmano, como era de se esperar, foi o segundo mais citado no levantamento, com a preferência de 12,60%. O terceiro nome mais citado foi do deputado estadual Dr. Pessoa, com 4,40%. Atrás dele o secretário de segurança Fábio Abreu, com 3,20%, o ex-prefeito Silvio Mendes com 2,60% e a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, com 1,20%. Aparecem ainda na pesquisa espontânea os nomes de Beto Rego e do ex-governador Wilson Martins com 0,80%, W.Dias com 0,60%, além de Merlong Solano, Teresa Britto, Quem Quem e Iracema Portela, com 0,20%. Dos entrevistados 36% respondeu Não Sabe/Não Opina, e 16,60% disse Nenhum/Nulo/Branco.

Mesmo fazendo o estilo “não quero esse doce”, Dr. Pessoa se sai bem quando o levantamento para prefeito de Teresina é feito de forma estimulada. Ele aparece tecnicamente empatado com Firmino Filho. Uma boa dupla, como vê Ronney Lustosa, caso Dr. Pessoa ceda à candidatura de vice-prefeito da capital. Sozinho, poucos lembram dele, como mostram os números da espontânea. Com 22,20% ainda é Firmino quem aparece na frente, contra 22% de Dr. Pessoa. Juntos teriam quase 45% do eleitorado. De bom tamanho para chegar bem na campanha!

estimulada.png

Elmano é o terceiro na estimulada, com 15,20%, seguido de Fábio Abreu com 9,80%, Beto Rego (PSD) com 5,40%, Sílvio Mendes que tem 5,20%, Teresa Britto (PV) com 3,20%, além de Silas Freire (PR) citado por 1,80% e Wilson Martins (PSB) preferência de 0,80%. Têm intenção de voto ainda o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), com 0,40%, e o colega de Assembleia Legislativa Evaldo Gomes (PTC), com 0,20%. Gustavo Henrique (PSC) e Everton Diego (PSOL) tiveram seus nomes inclusos no levantamento, mas não obtiveram pontuação. 6,20% disseram Não Sabe/Não Opina, e 7,60% responderam Nenhum/Nulo/Branco.

O BrVox ainda simulou um confronto direto entre Firmino Filho e Elmano Férrer. No embate direto o atual prefeito venceria com 41,60% contra 37,80% do senador do PTB. Para 5% a resposta foi Não Sabe/Não Opina. Os que responderam Nenhum/Nulo/Branco somam 15,60%.

confronto.png

A margem de erro do levantamento é de 4,36% e o nível de confiança é de 95%.

180 Graus

Notícias relacionadas