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Brasil

04/08/2014


Pesquisa revela aumento do uso de computadores e internet na sala de aula

Nesta Edição

A tecnologia se tornou uma forte aliada da educação. Com tantas ferramentas de buscas disponíveis na rede é fácil obter um vasto número de informações, e o uso desses artifícios de buscas estão se tornando cada vez mais corriqueiros dentro da sala de aula. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, os professores e alunos brasileiros cada vez mais utilizam computador e Internet em suas atividades escolares.
Os indicadores do estudo mostram que 96% dos professores de escolas públicas usam recursos educacionais disponíveis na Internet para preparar aulas ou atividades com os alunos. Os tipos de recursos mais utilizados são imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%) e vídeos (74%). O uso de jogos chega a 42%, apresentações prontas, 41%, e programas e softwares educacionais, 39%.
A coleta de dados aconteceu entre os meses de setembro e dezembro de 2013 e foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do Brasil.
A Internet está presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e na rede privada (99%). Segundo a pesquisa, o uso dos artifícios tecnológicos na sala de aula aumentou graças à tendência de mobilidade nas escolas. Mais de 70% das escolas públicas possuem acesso à Internet sem fio (WiFi), um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2012.

(Veja a matéria completa na Edição nº 92 da Revista Nordeste)
 

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