menu

Piauí

20/09/2019


Piauí Conectado gera economia e internet de boa qualidade

De acordo com o relatório da CGE, a economia para o Estado já chega a 34% e o ganho de velocidade de internet a 70%

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta sexta-feira (20), com representantes da SPE Piauí Conectado para apresentar os resultados do programa no estado. Também estiveram presentes o presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), Viviane Moura, e o controlador-geral do Estado (CGE), Márcio Souza.

De acordo com o presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, dados colhidos pela Controladoria Geral do Estado revelam os bons resultados que o projeto vem trazendo para o estado. “A reunião foi muito positiva. Tivemos mais uma confirmação que o projeto está trazendo economia e eficiência para o estado e, hoje, só veio a confirmar isso com o relatório da CGE. Então, esse foi um passo muito importante para o projeto”, disse.

A SPE Piauí Conectado concluiu a instalação da fibra ótica e de 370 pontos em Teresina, além de outros 103 pontos em mais seis municípios: Campo Maior, Altos, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Buriti dos Lopes, totalizando 473 pontos de internet. Em outubro, serão iniciadas as atividades em Piripiri. A meta, agora, é que o programa seja expandido para a região sul do estado, de acordo com a demanda da ATI e leve internet de qualidade a órgãos públicos como secretarias, escolas, hospitais, delegacias e universidades, por exemplo.

“Conseguimos mostrar que o objetivo desenhado nos estudos de planejamento vem se verificando ao longo da implementação da PPP. Demonstramos ainda, nos estudos, que o estado ganharia em velocidade, capilaridade, eficiência e qualidade dos serviços, mas também geraria economia. Essa reunião foi exatamente para confirmar, por meio de um relatório feito pela Controlaria Geral do Estado, que, efetivamente, esse projeto em execução ainda proporciona uma média de economia de 34% em cada ponto de internet implantado com a PPP do Piauí Conectado, além de quase 70% de ganho em velocidade”, ressaltou Viviane Moura.

Segundo a superintende, o mínimo de velocidade ofertada, atualmente, pelo projeto da PPP é 30 megabytes. “Estamos falando de mais velocidade, mais capacidade, que melhora a prestação de serviço de cada um dos órgãos do Governo do Estado, além das escolas. São 98 municípios contemplados no projeto, mas com a possibilidade de chegar a todos os 224 municípios do Piauí”, disse.

O programa Piauí Conectado tem ainda a construção de uma rede de dados para tráfego de voz e imagem, que amplia o alcance desse serviço por meio de tecnologia de fibra ótica.

O governador Wellington Dias comemorou a novidade e destacou a melhora na qualidade na prestação de serviços com uma internet de alta velocidade e os planos para levar o projeto para outras regiões do estado. “O Piauí Conectado nos deu, hoje, uma notícia muito boa: conseguimos chegar, com conexão de boa qualidade em Teresina. O lado bom é que isso permite internet de alta velocidade e garante, não só para as pessoas físicas, uma condição melhor na comunicação da cidade, mas para a própria área pública. As empresas podem melhorar a prestação de serviços com internet de boa qualidade. Estamos trabalhando de forma acelerada em outras regiões do estado. Quero pessoalmente visitar alguns pontos em Teresina que tiveram uma reconhecida e forte mudança, assim como outras regiões do estado”, finaliza o gestor.


Revista NORDESTE

Notícias relacionadas