menu

Ceará

13/09/2017


PIB do Ceará cresce sete vezes mais que o nacional

Dados divulgados preliminares do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), divulgados nesta terça-feira (12), apontaram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará aumentou 2,17% no segundo trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2016. O percentual é sete vezes maior que o crescimento do PIB nacional, de 0,3%, estatística divulgada no dia 1 deste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também fazendo o comparativo entre os dois períodos.

No Ceará, o avanço foi de 1,33% na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, e no acumulado do primeiro semestre, a economia cresceu 0,77%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, houve queda, de 2,21%, no estado.

Segundo as estatísticas, o setor que mais cresceu no Ceará foi a agropecuária, com aumento de 41,26% em comparação com mesmo período do ano passado.

O setor de serviços, com peso (participação) de 75,6% no cálculo do PIB, registrou aumento de 0,13%. A indústria, com participação de 19,2 % no cálculo, teve queda de 0,17%.

 

Notícias relacionadas