menu

Brasil

05/12/2013


Plano inclinado que liga a Liberdade à Calçada será o mais moderno do País

BAHIA

O prefeito ACM Neto assinou, ontem, a ordem de serviço para a reforma do Plano Inclinado Liberdade/Calçada e anunciou que este será o mais moderno do país. “Passamos seis meses em estudos técnicos que nos levaram a escolher os melhores profissionais e os melhores equipamentos. Por isso vamos gastar quase cinco milhões de reais, com uma obra que não será uma reforma, mas sim uma reconstrução”, disse às centenas de pessoas presente na Praça Nelson Mandela, na Liberdade.

De acordo com o prefeito as novas cabines serão confortáveis e climatizadas, trilhos velhos serão retirados e novos serão colocados em seu lugar. A estrutura física da estação será modificada e também, numa segunda etapa, a praça em frente ao plano será requalificada. Outra novidade prometida pelo prefeito foi o reforço na segurança do local, que hoje é usada por viciados em drogas como área de consumo. “A praça terá câmeras de monitoramento e a presença da Guarda Municipal 24 horas por dia”, disse.

O superintendente da Transalvador, Fabrizio Muller, informou que a obra deve ser entregue em oito meses, “talvez menos”. Ele conta que a reconstrução do plano inclinado foi uma das primeiras medidas tomada por ele, a pedido do prefeito, quando assumiu a Transalvador. “A demora foi devido à seriedade com que fizemos o estudo técnico, mobilizamos gente de dentro e de fora do estado para escolhermos o melhor equipamento”, contou.

Caruru para cinco mil na Liberdade

Após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito foi comer o famoso caruru de Santa Barbara, que é oferecido pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), o representante da Liberdade na Câmera Municipal de Salvador. O caruru, para cerca de cinco mil pessoas, é oferecido há oitos anos em homenagem à santa. Por conta disso, toda praça estava enfeitada e repleta de pessoas comendo o prato típico. O prefeito, antes de aceitar o convite do vereador para saborear a iguaria, falou da coincidência do dia da assinatura da ordem de serviço ter sido justamente no dia da festa. “O universo conspirou para que esse momento acontecesse hoje e aqui”, disse.

Como a praça estava cheia de gente, o prefeito aproveitou para, em tom de discurso eleitoral, informar a população as ações que serão realizadas na Liberdade. Segundo ele já está em andamento o projeto de reorganização da Feira do Japão, a qual terão barracas padronizadas. Outra obra será a reforma do 3º Centro de Saúde, que atende a região. Ele prometeu acabar com as filas e a falta de médicos. “Construiremos uma UPA em San Martins, que junto ao 3º Centro, vai oferecer uma melhor assistência médica para a população dessa região”.

O prefeito anunciou ainda obras de pavimentação e trabalhos de miro e macro drenagem em algumas ruas da Liberdade, as quais estão sendo mapeadas. Na área da educação, ACM Neto, informou que o edifício da antiga clínica Ana Nery, que foi invadido por pessoas sem habitação, será transformada em um dos seis centros integrados de educação a serem construídos em Salvador. Na escola de tempo integral, os alunos terão três refeições por dia e aulas de inglês, espanhol e informática. A escola contará também com teatro e quadras de esporte. O prefeito garantiu que as pessoas que estão vivendo no prédio serão relocadas para outras moradias.

iG Bahia

Notícias relacionadas