menu

Pernambuco

25/01/2016


Polícia recaptura 36 fugitivos de Itamaracá

A Polícia militar pernambucana recapturou 36 dos 40 presos que fugiram após explosão que destruiu parte do muro do Presídio Frei Damião de Bozanno (PFDB), no Complexo Prisional do Curado, em Recife, no sábado (23). Dois fugitivos foram mortos e um está internado. Apenas um continuava foragido até a manhã deste domingo. A fuga em massa ocorreu três dias após 53 presos escaparem da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife.

Os recapturados serão submetidos ao Conselho Disciplinar e uma sindicância vai ser aberta para apurar as circunstâncias da fuga. Inquérito policial também foi instaurado. O PFDB, uma das unidades do Complexo do Curado, possui mais de quatro vezes o número de presos que poderia comportar. Atualmente, são 1889 detentos para uma capacidade de apenas 454.

Vídeo divulgada pelo Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp/PE) mostra o momento exato da explosão. Nele é possível ver alguns presos fugindo pela cratera e uma correria generalizada dentro da unidade.

Na fuga um detento chegou a invadir uma casa onde estava uma jovem de 17 anos. Nesse local ele acabou atingido por um tiro e morreu. O dono do imóvel, o ambulante Jersino Gonçalves, disse ao site G1 que a filha ficou em estado de choque. "Ela me ligou desesperada. Ele veio se esconder aqui. Ia fazer a minha filha de refém. Mas antes que conseguisse foi morto. Minha filha está em choque, não consegui falar com ela", contou Jersino.

O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp/PE), João Carvalho, afirmou, também ao G1, que protocolou um documento no dia 8 de janeiro, informando sobre uma suposta tentativa de fuga na unidade, que ocorreria com o uso de explosivos entre os postos de controle 5 e 6, justamente onde ocorreu a explosão. O documento, no entanto, afirma que a tentativa ocorreria entre os dias 9 e 10 de janeiro.

Notícias relacionadas