menu

Ceará

15/06/2016


Praça Portugal está 40% concluída, segundo Seuma

Prestes a completar dois meses de obras, a praça Portugal, no bairro Aldeota, está 40% concluída. Em visita na tarde de ontem, representantes da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) apresentaram o andamento de três das quatro praças laterais e como está a praça central, que já teve o recuo de cinco metros e o nivelamento concluídos. A praça central e as quatro laterais devem ser entregues até o início de setembro.

De acordo com Eduardo Costa, engenheiro responsável, em uma das praças laterais a obra ainda não foi iniciada porque é onde parte do equipamento do canteiro de obras está alocado. Ali, as intervenções devem ser iniciadas até o fim do mês. Nas demais, a etapa de pavimentação já está sendo concluída e as tubulações com a elétrica foram finalizadas. Conforme o engenheiro, as três praças estão 80% concluídas.

“Na praça central, a obra está 20% finalizada. (Não é simultâneo às praças laterais) porque no centro a gente teve de ter um cuidado muito grande no transplantio das árvores”, indicou Eduardo, detalhando que todas árvores da praça central foram mantidas — algumas passaram por transplantio e outras 15 deverão compor o paisagismo. Serão plantadas sibipirunas, jucás, paus-brasil e palmeiras catolé.

A pavimentação com pedras portuguesas, cariri e bloquetes deve estar concluída na área central em até 15 dias. A ciclofaixa, que passará por cima da praça e se ligará ao equipamento já existente na avenida Dom Luís, também deve ficar pronta nas próximas duas semanas.

Conforme Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, a praça, da forma como está sendo feita, preserva características da original, “com adaptações para torná-la mais acessível”. Segundo a coordenadora, o plano de intervenção no espaço tem como princípio a “convivialidade”. “Ela é parte de nossa política de trazer as pessoas pra rua e ocupar os espaços públicos. Entendemos que uma cidade ocupada é mais segura e humana”, opina.

O Povo Online

Notícias relacionadas