menu

Pernambuco

30/06/2016


Prédio do Arquivo Público vai passar por reforma

Com avarias na parte interna, no teto e problemas visíveis de pintura na fachada, o prédio do Arquivo Público começará a ser restaurado a partir da próxima semana.
A edificação erguida no fim do século 18, com três pisos, passará pela transformação até o fim deste ano. A última obra realizada no prédio, importante dentro do contexto da Revolução Pernambucana de 1817, ocorreu há pelo menos 10 anos. Na parte interna, a última intervenção ocorreu há cerca de quatro anos.

A estimativa é de que o prédio esteja pronto para as comemorações do bicentenário da revolução, em março de 2017. Serão restaurados a fachada, cujas grades estão enferrujadas e que ainda preserva a estrutura e adornos originais, o telhado e os forros, que estão quebrados.

A obra foi orçada em R$ 500 mil. “Aqui funcionou a cadeia onde os revolucionários ficaram e saíram para irem ao que hoje é a Praça da República. Foi daqui que também levaram Frei Caneca ao Forte das Cinco Pontas para ser enforcado”, afirmou o diretor da unidade, Evaldo Costa.

O local é um centro de referência em documentação também guarda edições históricas do Diario de Pernambuco e de outros veículos.

Diário de Pernambuco

Notícias relacionadas