menu

Brasil

15/04/2014


Prefeito de Maceió conhece ações que mudaram realidade de Bogotá

Alagoas

“Os investimentos em cultura, cidadania, inclusão social, esporte, lazer e a prioridade ao transporte público são essenciais para que uma cidade viva de forma mais digna e segura”. A frase de Hugo Acero, sociólogo e ex-secretário de Segurança Cidadã da cidade de Bogotá, foi proferida em agenda de trabalho com o prefeito Rui Palmeira e equipe da Prefeitura de Maceió na Colômbia, e mostra como as prefeituras podem colaborar com os governos estaduais e federais na busca pela redução dos índices de criminalidade nas cidades.
A agenda de trabalho com Acero aconteceu durante toda a tarde de segunda-feira (14) e envolveu as comitivas das Prefeituras de Maceió e de Aracaju, quem também integram a missão à Bogotá e Medellín. “Começamos desde 2013 a buscar esta mudança de atitude em Maceió. Estamos investindo em cultura, esporte e lazer, e a faixa azul na Fernandes Lima aliada à reforma de terminais e à licitação dos ônibus mostra que nosso foco é no transporte público e coletivo. Conhecer o exemplo de Medellín nos motiva a continuar neste acertado caminho”, afirmou o prefeito Rui Palmeira durante a reunião.
Hugo Acero assumiu a secretaria de Segurança Cidadã da capital colombiana em 1997 e implementou na cidade um conjunto de ações com foco na cidadania, o que reduziu a violência em cerca de 70% após uma década de trabalho e mobilização da população. A estratégia adotada pelo ex-secretário, que passou nove anos no cargo, combinou a participação da sociedade com ações de limpeza urbana e iluminação, construção de parques e bibliotecas, implantação de corredores exclusivos de ônibus chamados de Rede Transmilênio e comprometimento do cidadão com a resolução coletiva de problemas urbanos.
Atualmente integrante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Acero tornou-se uma das maiores autoridades mundiais no tema da gestão de cidades, cidadania e combate ao crime. Na agenda de trabalho com a equipe da Prefeitura, o sociólogo apresentou ações adotadas também em outras cidades como Guaiaquil, no Equador, ou mesmo a brasileira Recife. O secretário de Segurança Urbana da capital de Pernambuco Murilo Cavalcanti e o prefeito de Aracaju João Alves fazem parte a equipe de gestores.
O secretário municipal de Comunicação Social Clayton Santos e o superintendente da SMTT Tácio Melo participaram da reunião, que também contou com a presença da arquiteta Adriana Cavalcanti, representando a Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento. Na Colômbia, a equipe da Prefeitura de Maceió está sendo apoiada pela equipe da Embaixada do Brasil, que destacou a diplomata Bertha de Melo Gadelha para acompanhar a comitiva.

Notícias relacionadas