menu

Brasil

30/08/2015


Prefeito do Rio apresenta pista de ciclismo para Jogos Olímpicos de 2016

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou ontem (30) a pista de ciclismo Bicycle Moto Cross, ou BMX, a primeira obra concluída do Complexo Esportivo de Deodoro. No local, ocorrerão provas de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas durante os Jogos que ocorrerão na cidade entre agosto e setembro de 2016. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, disse que a pista é comparável às melhores do mundo.

 

Segundo Eduardo Paes, todas as demais obras do complexo estão dentro do prazo previsto. Elas foram iniciadas em julho de 2014, sob a coordenação da prefeitura, com recursos do governo federal. A maior preocupação de Paes era com o Circuito de Canoagem Slalom, mas ele informou que as obras estão “praticamente concluídas”. O prefeito ressaltou que a pista de ciclismo BMX estava sendo apresentada antes do prazo estabelecido.

 

O evento-teste da modalidade de ciclismo BMX está programado para o dia 3 de outubro e reunirá 96 atletas de 30 países para o Desafio Internacional de BMX, informou a assessoria de imprensa da prefeitura. A área onde a pista foi construída tem cerca de 4 mil metros quadrados. No circuito masculino, a pista tem extensão de 400 metros e, no feminino, de 350 metros. Esta será a terceira vez em que o ciclismo BMX fará parte dos Jogos Olimpícos. A primeira foi em 2008, nos Jogos de Pequim, China; e a segunda, em Londres, Inglaterra, em 2012.

 

A pista de BMX e o circuito de canoagem integram o Parque Radical, que, segundo a prefeitura, ficará como legado esportivo e social para a região de Deodoro, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas residentes na zona oeste da capital e em municípios da Baixada Fluminense. Com área de 500 mil metros quadrados, o Parque Radical será a segunda maior área de lazer do Rio de Janeiro, depois do Parque do Flamengo. Carlos Arthur Nuzman observou que essa região da cidade concentra uma fatia significativa de jovens. “Esse é um legado extraordinário”, afirmou.

 

No quarto trimestre de 2015, a prefeitura espera concluir o Centro de Hóquei sobre Grama, no Complexo Esportivo de Deodoro, com 15.293 lugares. O evento-teste deverá ocorrer em novembro deste ano. No primeiro trimestre de 2016, deverão ser inaugurados o Circuito de Canoagem Slalom, também com evento-teste em novembro deste ano, e as novas instalações permanentes da Arena da Juventude, ginásio onde serão disputadas provas de esgrima do pentatlo moderno, basquete feminino (primeira fase) e esgrima em cadeira de rodas. O evento-teste será em março do próximo ano.

 

A prefeitura também pretende entregar no primeiro trimestre de 2016 as instalações provisórias do Circuito de Ciclismo Mountain Bike, cujo evento-teste ocorrerá em outubro de 2015, e o Estádio de Deodoro, com capacidade para 15 mil pessoas. O local abrigará as disputas de rúgbi, hipismo do pentatlo moderno, combinado (corrida e tiro) do pentatlo moderno e futebol de sete. O evento-teste será em março do próximo ano.

Notícias relacionadas